terça-feira, 30 de agosto de 2011

Guia de Profissões

Profissões





Fonte: Canal do Educador

DE OLHO NA DICA

MOCHILAS - COMO USAR CORRETAMENTE

Apesar de trazer mais praticidade para o dia a dia, quando não são usadas da forma correta as mochilas podem ser prejudiciais e causar dores insuportáveis nas costas. Ortopedistas e fisioterapeutas afirmam que não são apenas as crianças que sofrem com o uso incorreto das mochilas, quando o peso está além dos limites suportáveis, os adultos também sentem os impactos negativos na postura e na realização de outras atividades do dia a dia. Para você que usa mochila com freqüência, mas não sabe qual a maneira correta de usá-la, fique atento as dicas que vamos dar agora e preserve a sua qualidade de vida, evitando dores nas costas.

Mochilas: como usar, dicas

Segundo a recomendação de especialistas, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do seu peso corporal, por isso antes de arrumar e selecionar o que vai colocar dentro dela, faça as contas com o peso de todos os itens: notebook, blusas, maquiagem, cadernos, livros e revistas. Para tornar mais claro, se você pesa 60 quilos, no máximo, a sua mochila deve pesar 6 quilos. Outra dica importante para evitar lesões e dores, é dar preferência a mochilas que tenham as alças grossas e acolchoadas, e sempre carregá-la apoiada nos dois ombros. Não vale substituir o revestimento da alça pelo da sua roupa, pois independente da vestimenta, terno e gravata, tailleur, camisa ou camiseta, esta não será suficiente para amenizar o impacto da mochila.

A altura é um dos detalhes que também fazem toda a diferença na hora de carregar a mochila nas costas. Regular a altura é indispensável, uma vez que se a bolsa estiver muito para baixa, no início da região lombar, ou muito para cima, na região pulmonar, ela pode causar sérios prejuízos a postura. Para finalizar, lembre-se que a mochila não devem permanecer penduradas no corpo durante a realização de atividades físicas tais como: correr, caminhar, andar de bicicleta, de skate, entre outras.

Fonte: Mochilas



QUE TIPO DE ALUNO VOCÊ É? CLIQUE E DESCUBRA


Fonte: Educar Para Crescer


MANEIRAS DO BOM ALUNO


ESCOLHA DA PROFISSÃO

Você encontra ao lado no Blog, na parte destinada ao ALUNO um guia de PROFISSÕES com algumas delas que poderá ajudar você escolher a sua. Confira

Fonte: Educar para Crescer


NÃO ADIANTA RECLAMAR, A VIDA É ASSIM

  1. A probabilidade que você se suje comendo é diretamente proporcional à necessidade que você tenha de estar limpo.

  2. Quando você estiver com apenas uma mão livre para abrir a porta, a chave estará no bolso oposto.

  3. Quando tuas mãos estiverem sujas de graxa, vai começar a te coçar no mínimo o nariz.

  4. Não importa por que lado seja aberta a caixa de um medicamento. A bula sempre vai atrapalhar.

  5. Quando você acha que as coisas parecem que melhoraram é porque algo te passou desapercebido.

  6. Sempre que as coisas parecem fáceis, é porque não entendemos todas as instruções.

  7. Se você mantém a calma, quando todos perderam a cabeça, é porque você não captou o problema.

  8. Os problemas não se criam, nem se resolvem, só se transformam.

  9. Você vai chegar ao telefone exatamente a tempo de ouvir quando desligam.

  10. Sempre que você vai se conectar a Internet, recebe a chamada que estava esperando.

  11. Se só existirem dois programas que valham a pena assistir, os dois passarão na mesma hora.

  12. O seguro cobre tudo, menos o que aconteceu.

  13. A velocidade do vento é diretamente proporcional ao preço do penteado.

  14. Quando, depois de anos sem usar, você decide arquivar alguma coisa, vai precisar dela na semana seguinte.

  15. Sempre que você chegar pontualmente a um encontro não haverá ninguém lá para comprovar, e se ao contrário você se atrasar, todo mundo vai ter chegado antes de você.

  16. O mundo é feito pelo esforço dos inteligentes, mas são os imbecis que o desfrutam.

Fonte: Você deve saber




DICAS PARA FAZER UM BOM RESUMO

Para quem tem dificuldade em assimilar o que lê e em organizar todo o conteúdo que está estudando, a técnica de resumos pode ser um aliado e tanto para melhorar a sua capacidade de síntese e compreensão.

Muitas pessoas têm maior facilidade em lembrar daquilo que vêem e por isso a memória deles é chamada “visual”. Quem tem memória visual deve dar ênfase nos resumos, nas imagens, nos gráficos e cores utilizados em todos estes. Grifar um texto em vermelho, por exemplo, vai te ajudar a selecionar determinada parte como importante e a sua memória logo vai apreendê-la.

Fazer um resumo de cada matéria estudada é de grande ajuda para a hora da prova. Ao invés de ter que estudar todo o conteúdo outra vez na véspera, basta consultar os seus resumos e você logo lembrará de todas as informações adjacentes. Por esse motivo, é primordial que o resumo seja feito com suas palavras, para ajudar-lhe a lembrar do conteúdo assim que ler a sua síntese.

Os gráficos e esquemas também podem ajudar a criar relações entre significados. Essa é uma boa dica para quem tem “brancos” na hora da prova. Criando as tais relações, assim que você se esquece de uma informação o seu cérebro faz a ligação com outra informação sobre o mesmo assunto. Dessa maneira, as idéias fluem naturalmente, como um recurso de auto-memória.

Por isso, ao fazer resumos é preciso exercitar a sua capacidade de síntese e objetividade. As palavras-chave fazem parte das melhores maneiras de produzi-los. De nada adianta fazer ligações com textos enormes, porque depois será difícil de correlacioná-los com outra informação. Nas palavras-chave constam somente aquelas informações realmente importantes, que fazem ligações em seu cérebro com outras informações também importantes sobre o conteúdo que você já estudou.

O mesmo vale para os resumos de livros literários. Copiar o resumo da internet pode até fazer você saber sobre a história do livro, mas não permitirá a sua compreensão sobre a obra como um todo. O ideal é ler o livro, fazer o seu próprio resumo e só depois disso ler um resumo alheio. Assim você poderá tirar dúvidas e ter acesso às análises dos livros sob uma visão literária, compreendendo o ambiente em que foi produzida a obra.

Por Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola




OS DEZ MANDAMENTOS DO VESTIBULANDO

I

Não escolherás uma profissão pensando apenas no mercado de trabalho e no retorno financeiro. O candidato tem de buscar sempre saber o porquê de estar realizando o vestibular e, também, o motivo de estar escolhendo uma determinada carreira. O autoconhecimento é condição fundamental para uma decisão adequada. É preciso escolher algo de que se vá gostar.

II

Honrarás teus pais sendo feliz com tua escolha profissional.
O vestibulando deve dialogar com os pais para que eles compreendam e respeitem suas decisões. Uma recomendação é que não haja promessas de ambos os lados (por exemplo, o compromisso de ganhar um carro com a aprovação no concurso é um fator de ansiedade).

III

Amarás o próximo como a ti mesmo mas, no dia do vestibular, competirás com ele. Ninguém precisa rejeitar os amigos nem adotar um comportamento agressivo, mas é necessário ser competitivo no momento da prova para buscar o melhor desempenho possível.

IV

Respeitarás teus hábitos de alimentação, sono, diversão e descanso.
A disciplina de estudos é importante, mas deve haver espaço para o lazer. O tempo de sono, por exemplo, deve ser preservado. O lazer diminui a possibilidade do estresse. Na alimentação, frutas, líquidos e alimentos leves são recomendados. Remédios contra a ansiedade e estimulantes não devem ser tomados por conta própria.

V

Buscarás o apoio incondicional dos teus familiares. Um ambiente tranqüilo é o mais recomendável para o estudo. Todo o grupo familiar deve colaborar com o vestibulando, mas sem cobrar dele o tempo de estudo, por exemplo, para não aumentar a ansiedade.

VI

Não estudarás toda a matéria nos últimos dias antes da prova. O conhecimento exigido no vestibular é construído ao longo do Ensino Médio. O melhor momento para aprender é a explicação em aula, para a qual o aluno deve prestar o máximo de atenção. A prova do vestibular é o término de um processo

VII

Vestibular é vida. Vida não é vestibular. Respeitarás teu ritmo de estudo e teus limites. A idéia é descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se concentrar. Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados. É importante também contextualizar as informações de cada matéria, procurando correspondência com as outras disciplinas.

VIII

Conhecerás antecipadamente o local da prova e não esquecerás os documentos no dia. É importante visitar o local de prova para saber como é o trajeto e para conhecer os horários dos meios de transporte disponíveis (ônibus, lotação, táxi, etc). No dia da prova, evite correrias deslocando-se com antecedência para a prova.

IX

Não farás das provas teste de rapidez e ocuparás todo o tempo disponível. O recomendável é ler atentamente os enunciados das questões, para interpretá-las corretamente. Outra dica é garantir o máximo de acertos com as questões consideradas mais fáceis, enfrentando depois as mais complicadas.

X

Nunca desistirás da tua identidade profissional. Persistirás na busca da faculdade que desejas, mesmo se fores reprovado. Se a convicção pela a escolha profissional é firmada no autoconhecimento, o vestibulando deve perseguir sempre seu objetivo, sem esmorecer com eventuais reprovações.

Fonte: Portal São Francisco



DICAS PARA O ENEM 2011

Explicações, notícias, simulados, provas, gabaritos, correções, videoaulas são algumas das ferramentas que o Vestibular Brasil Escola já disponibiliza para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cada vez mais instituições de ensino superior adotam o Enem em seus processos seletivos, seja parcialmente ou na totalidade. Por isso, a preparação para o exame se tornou uma preocupação para muitos. O Vestibular Brasil Escola busca, mais uma vez, ajudar nos estudos daqueles que querem conseguir boas notas.

Gostou? Então aproveite bem as dicas. Bons Estudos!


Fonte: Brasil Escola

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A importância do espanhol no mundo

O espanhol é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 450 milhões de falantes nativos, além de mais de 100 milhões de estudantes estrangeiros e conhecedores da língua. Com isto se totalizam quase 600 milhões de pessoas falando espanhol em todo o mundo.

É uma das mais extensas geograficamente: é idioma oficial em 21 países.

É uma das línguas mais importantes nos fóruns políticos internacionais: é idioma oficial da ONU, UNESCO, UE e MERCOSUL.

É a segunda língua mais difundida no mundo na comunicação internacional depois do inglês, e é uma das mais prometedoras. Existem em língua espanhola mais de 18.000 publicações periódicas, 300 canais de televisão e 6.000 emissoras de rádio .

Depois de estudar sobre a importância do idioma espanhol, foi realizada uma pesquisa sobre alguns países falantes de espanhol.

Pesquisa realizada pelos alunos da 1ª série de ensino médio.






















Fonte: Espanhol

Disciplina: Língua Espanhola

Professora: Deise


A Propaganda

A propaganda é a forma de comunicação mais conhecida popularmente;

É uma técnica de comunicação de massa, cuja finalidade é fornecer informações a um público determinado, provocando atitudes e ações positivas em relação aos produtos, serviços e marcas;

O papel da propaganda não é vender, mas preparar para a venda;

O objetivo da propaganda é resultado de decisões sobre o mercado-alvo, o posicionamento da marca e o programa de marketing;

Busca criar conscientização e conhecimento e, também, tem a finalidade de informar sobre novos lançamentos, alterações no produto, modificações no preço, novas promoções, novos usos para o produto, explicar como funciona, entre outros;

Estimula a repetição de compra e busca a fidelização;

Busca convencer os atuais compradores de que fizeram a compra certa.

A partir de características sobre um determinado tênis os alunos deveriam produzir uma propaganda e depois desenhar o produto.

Trabalho realizado com a 8ª série.








Fonte: Propaganda

Disciplina: Português
Professora: Deise

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dia do Estudante na Escola

O Dia do Estudante é muito importante e precisa ser lembrado e comemorado, “Aqui temos alunos cheios de garra e coragem que estão dispostos a vencer e seguir firme na vida estudantil. Por isso, datas como essa devem se festejar em grande estilo, então, para celebrar, os alunos foram homenageados com uma linda mensagem e participaram de uma emocionante dinâmica “o presente”. Para contentar ainda mais a garotada, foi distribuído pirulitos a cada um deles.


SER ESTUDANTE

Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeitado. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição.

SUCESSO E FELICIDADES É O QUE DESEJA A FAMÍLIA JACOB MARAN A TODOS OS SEUS DISCENTES.

PARABÉNS PELO SEU DIA!!!





Lendas

A partir do estudo de algumas lendas de origem afro e indígenas, foi realizada a reescrita e a construção de livros, atividade que foi realizada com a turma da 8ª série.

Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.

De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito.


Fonte: Lendas

Disciplina: Português

Professora: Deise Pagno


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cultura Afro-brasileira

Trabalho realizado a partir de estudos realizados, com as turmas da 7ª01 e 7ª02, sobre a cultura afro-brasileira.


Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pelos escravos negros na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeia (principalmente portuguesa) e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares.

Abaixo Fotos dos trabalhos:





Fonte: Cultura afro-brasileira

Disciplina: Português
Professora: Deise Pagno

O Cachorro, a Jaguatirica e o Gato

Texto reproduzido e apresentado em forma de teatro por alguns alunos da 7ª 1.

Certo dia se encontraram na floresta o Cachorro, a Jaguatirica e o Gato.

Cachorro: - O que vocês vão fazer hoje a tarde?

Gato: - Nós iremos caçar ratos e galinhas.

Jaguatirica: - Eu vou caçar preá.

Gato: - Vamos juntos, Cachorro e Jaguatirica?

Jaguatirica: - Eu vou junto, mas vocês vão ter que me ajudar a caçar galinhas. E você Cachorro?

Cachorro: - Eu vou junto e ajudo vocês a caçarem ratos e galinhas, e depois vocês me ajudam a caçar preás.

Então eles combinaram de um auxiliar o outro a caçar a tarde.

Chegando ao encontro, o Cachorro e o Gato, tiveram uma enorme surpresa.

Cachorro: - Gato! A Jaguatirica está morta, porque estava velha, já tinha 20 anos.

Gato: - Pobre amiga! Então vamos enterrá-la.

Depois de enterrar a Jaguatirica, resolvem ir para casa, e pelo caminho continuam a conversa.

Cachorro: - Falando em quantos anos a nossa amiga viveu Gato quantos anos você pode viver?

Gato: - Eu posso viver até 39 anos. E você?

Cachorro: - Eu vivo até 15 anos.

Assim, eles foram conversando para casa muito tristes, porque sua amiga Jaguatirica estava morta.

Deste modo, todos os dias, pela parte da tarde, o Cachorro e o Gato iam caçar, lembrando-se da Jaguatirica.


Alunos: Romário, Carlos e Valdemir.


Disciplina: Português

Professora: Deise Pagno

Teatro dos animais

Trabalho realizado com os alunos da 7ª 01 e 7ª 02 juntamente com a Professora de Lingua Portuguesa.
Primeiramente os alunos escolheram um nome de um animal, o qual lhes chamava mais a atenção, depois realizaram uma pesquisa para conhecerem os hábitos dos animais escolhidos.
Em seguida, foi feito os grupos, e a partir das características de cada animal foi montado os teatros.
Segue fotos dos alunos com suas máscaras.



Disciplina: Português
Professora: Deise Pagno

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Dia da Informática - 15 de Agosto


Hoje a informática tem tido grande influência não somente na sociedade mas também na vida das pessoas, principalmente na educação em que a forma de se aprender se tornou até mais dinâmica e, com isso a informática também influencia na forma de como as pessoas vivem em sociedade.

A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas.

Esta ferramenta vem auxiliando e mostrando a todos nós um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a utilizar o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.

Dessa forma devemos entender a Informática não somente como uma ferramenta que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo mas sim ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.


Professora: Dirce Dickel

Sala de Informática


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

MEU PAI...








Colocou-me no mundo,

colocou-me pra dormir e me balançou na rede muitas e muitas vezes.
Ensinou-me a dar os primeiros passos e a rezar...
Este é meu pai.

Deu-me palmadas quando mereci,
levou-me à escola e também me esqueceu várias vezes.
Ensinou-me a tabuada e a conjugação dos verbos,
corrigiu-me quando falava errado,
ensinou-me a não jogar lixo na rua,
a não chamar palavrão e me orientou a não usar drogas...
Este é meu pai.

Brigou comigo por eu responder à mamãe e brigar com meus irmãos.
Ensinou-me a dirigir,
incentivou-me à aula de música, na escola,
na faculdade e no trabalho.
Ensinou-me a valorizar os amigos e a família...
Este é meu pai.

Por fim, meu pai é este que esteve e
que está presente em momentos bons e ruins da minha vida,
que me dá forças e que precisa de apoio em momentos difíceis.
Meu pai é este que ama,
que sofre, que ri,
que chora, que erra,
que perdoa e que acima de tudo,
é MEU PAI.

FELIZ DIA DOS PAIS!!!



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alfabeto do Estudante

"Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida.
Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos.
Crie o Bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade.
Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças.
Evite críticas e promova a amizade e a união.
Faça seus talentos frutificarem. O Brasil precisa de você.
Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa
vontade pode triunfar.
Habitue-se a prestar atenção às aulas.
Insista no que vale a pena.
Julgue, analise, antes de falar e concluir.
Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas.
Método nos seus trabalhos. A bagunça é inimiga da perfeição.
Não estude só para a escola, mas para a vida.
Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua.
Procure entender e assimilar mais do que decorar.
Querer é poder. Quem se esforça consegue.
Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal.
Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura.
Tenha paciência e perseverança. Muitas coisas se resolvem com o tempo.
Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você.
Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia.
Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade."

Fonte: Dia do Estudante

Disciplina: Português

Professora: Deise

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE


Ser Estudante

"Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição."


Autor: ( Marina da Silva )



Professora: Dirce Dickel
Sala de Informática

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Doação de Sangue

As turmas de 7ª Série realizaram um trabalho sobre a Doação de Sangue, conhecendo a importância da doação de sangue e os critérios necessários para ser um doador.

Segue alguns dos critérios:

  • ter entre 16 e 68 anos;
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar bem de saúde;
  • Não ter comportamento sexual de risco entre outros.
Segue fotos de alguns trabalhos:
























Disciplina: Ciências
Professora: Leila

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Reino Plantae

Os alunos da 2ª Série do E.M. realizaram apresentação de trabalhos referente ao Reino Plantae, Utilizando material concreto, exemplos de plantas coletadas pelos próprios alunos.



Disciplina: Biologia
Professora: Leila