terça-feira, 30 de agosto de 2011

DE OLHO NA DICA

MOCHILAS - COMO USAR CORRETAMENTE

Apesar de trazer mais praticidade para o dia a dia, quando não são usadas da forma correta as mochilas podem ser prejudiciais e causar dores insuportáveis nas costas. Ortopedistas e fisioterapeutas afirmam que não são apenas as crianças que sofrem com o uso incorreto das mochilas, quando o peso está além dos limites suportáveis, os adultos também sentem os impactos negativos na postura e na realização de outras atividades do dia a dia. Para você que usa mochila com freqüência, mas não sabe qual a maneira correta de usá-la, fique atento as dicas que vamos dar agora e preserve a sua qualidade de vida, evitando dores nas costas.

Mochilas: como usar, dicas

Segundo a recomendação de especialistas, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do seu peso corporal, por isso antes de arrumar e selecionar o que vai colocar dentro dela, faça as contas com o peso de todos os itens: notebook, blusas, maquiagem, cadernos, livros e revistas. Para tornar mais claro, se você pesa 60 quilos, no máximo, a sua mochila deve pesar 6 quilos. Outra dica importante para evitar lesões e dores, é dar preferência a mochilas que tenham as alças grossas e acolchoadas, e sempre carregá-la apoiada nos dois ombros. Não vale substituir o revestimento da alça pelo da sua roupa, pois independente da vestimenta, terno e gravata, tailleur, camisa ou camiseta, esta não será suficiente para amenizar o impacto da mochila.

A altura é um dos detalhes que também fazem toda a diferença na hora de carregar a mochila nas costas. Regular a altura é indispensável, uma vez que se a bolsa estiver muito para baixa, no início da região lombar, ou muito para cima, na região pulmonar, ela pode causar sérios prejuízos a postura. Para finalizar, lembre-se que a mochila não devem permanecer penduradas no corpo durante a realização de atividades físicas tais como: correr, caminhar, andar de bicicleta, de skate, entre outras.

Fonte: Mochilas



QUE TIPO DE ALUNO VOCÊ É? CLIQUE E DESCUBRA


Fonte: Educar Para Crescer


MANEIRAS DO BOM ALUNO


ESCOLHA DA PROFISSÃO

Você encontra ao lado no Blog, na parte destinada ao ALUNO um guia de PROFISSÕES com algumas delas que poderá ajudar você escolher a sua. Confira

Fonte: Educar para Crescer


NÃO ADIANTA RECLAMAR, A VIDA É ASSIM

  1. A probabilidade que você se suje comendo é diretamente proporcional à necessidade que você tenha de estar limpo.

  2. Quando você estiver com apenas uma mão livre para abrir a porta, a chave estará no bolso oposto.

  3. Quando tuas mãos estiverem sujas de graxa, vai começar a te coçar no mínimo o nariz.

  4. Não importa por que lado seja aberta a caixa de um medicamento. A bula sempre vai atrapalhar.

  5. Quando você acha que as coisas parecem que melhoraram é porque algo te passou desapercebido.

  6. Sempre que as coisas parecem fáceis, é porque não entendemos todas as instruções.

  7. Se você mantém a calma, quando todos perderam a cabeça, é porque você não captou o problema.

  8. Os problemas não se criam, nem se resolvem, só se transformam.

  9. Você vai chegar ao telefone exatamente a tempo de ouvir quando desligam.

  10. Sempre que você vai se conectar a Internet, recebe a chamada que estava esperando.

  11. Se só existirem dois programas que valham a pena assistir, os dois passarão na mesma hora.

  12. O seguro cobre tudo, menos o que aconteceu.

  13. A velocidade do vento é diretamente proporcional ao preço do penteado.

  14. Quando, depois de anos sem usar, você decide arquivar alguma coisa, vai precisar dela na semana seguinte.

  15. Sempre que você chegar pontualmente a um encontro não haverá ninguém lá para comprovar, e se ao contrário você se atrasar, todo mundo vai ter chegado antes de você.

  16. O mundo é feito pelo esforço dos inteligentes, mas são os imbecis que o desfrutam.

Fonte: Você deve saber




DICAS PARA FAZER UM BOM RESUMO

Para quem tem dificuldade em assimilar o que lê e em organizar todo o conteúdo que está estudando, a técnica de resumos pode ser um aliado e tanto para melhorar a sua capacidade de síntese e compreensão.

Muitas pessoas têm maior facilidade em lembrar daquilo que vêem e por isso a memória deles é chamada “visual”. Quem tem memória visual deve dar ênfase nos resumos, nas imagens, nos gráficos e cores utilizados em todos estes. Grifar um texto em vermelho, por exemplo, vai te ajudar a selecionar determinada parte como importante e a sua memória logo vai apreendê-la.

Fazer um resumo de cada matéria estudada é de grande ajuda para a hora da prova. Ao invés de ter que estudar todo o conteúdo outra vez na véspera, basta consultar os seus resumos e você logo lembrará de todas as informações adjacentes. Por esse motivo, é primordial que o resumo seja feito com suas palavras, para ajudar-lhe a lembrar do conteúdo assim que ler a sua síntese.

Os gráficos e esquemas também podem ajudar a criar relações entre significados. Essa é uma boa dica para quem tem “brancos” na hora da prova. Criando as tais relações, assim que você se esquece de uma informação o seu cérebro faz a ligação com outra informação sobre o mesmo assunto. Dessa maneira, as idéias fluem naturalmente, como um recurso de auto-memória.

Por isso, ao fazer resumos é preciso exercitar a sua capacidade de síntese e objetividade. As palavras-chave fazem parte das melhores maneiras de produzi-los. De nada adianta fazer ligações com textos enormes, porque depois será difícil de correlacioná-los com outra informação. Nas palavras-chave constam somente aquelas informações realmente importantes, que fazem ligações em seu cérebro com outras informações também importantes sobre o conteúdo que você já estudou.

O mesmo vale para os resumos de livros literários. Copiar o resumo da internet pode até fazer você saber sobre a história do livro, mas não permitirá a sua compreensão sobre a obra como um todo. O ideal é ler o livro, fazer o seu próprio resumo e só depois disso ler um resumo alheio. Assim você poderá tirar dúvidas e ter acesso às análises dos livros sob uma visão literária, compreendendo o ambiente em que foi produzida a obra.

Por Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola




OS DEZ MANDAMENTOS DO VESTIBULANDO

I

Não escolherás uma profissão pensando apenas no mercado de trabalho e no retorno financeiro. O candidato tem de buscar sempre saber o porquê de estar realizando o vestibular e, também, o motivo de estar escolhendo uma determinada carreira. O autoconhecimento é condição fundamental para uma decisão adequada. É preciso escolher algo de que se vá gostar.

II

Honrarás teus pais sendo feliz com tua escolha profissional.
O vestibulando deve dialogar com os pais para que eles compreendam e respeitem suas decisões. Uma recomendação é que não haja promessas de ambos os lados (por exemplo, o compromisso de ganhar um carro com a aprovação no concurso é um fator de ansiedade).

III

Amarás o próximo como a ti mesmo mas, no dia do vestibular, competirás com ele. Ninguém precisa rejeitar os amigos nem adotar um comportamento agressivo, mas é necessário ser competitivo no momento da prova para buscar o melhor desempenho possível.

IV

Respeitarás teus hábitos de alimentação, sono, diversão e descanso.
A disciplina de estudos é importante, mas deve haver espaço para o lazer. O tempo de sono, por exemplo, deve ser preservado. O lazer diminui a possibilidade do estresse. Na alimentação, frutas, líquidos e alimentos leves são recomendados. Remédios contra a ansiedade e estimulantes não devem ser tomados por conta própria.

V

Buscarás o apoio incondicional dos teus familiares. Um ambiente tranqüilo é o mais recomendável para o estudo. Todo o grupo familiar deve colaborar com o vestibulando, mas sem cobrar dele o tempo de estudo, por exemplo, para não aumentar a ansiedade.

VI

Não estudarás toda a matéria nos últimos dias antes da prova. O conhecimento exigido no vestibular é construído ao longo do Ensino Médio. O melhor momento para aprender é a explicação em aula, para a qual o aluno deve prestar o máximo de atenção. A prova do vestibular é o término de um processo

VII

Vestibular é vida. Vida não é vestibular. Respeitarás teu ritmo de estudo e teus limites. A idéia é descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se concentrar. Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados. É importante também contextualizar as informações de cada matéria, procurando correspondência com as outras disciplinas.

VIII

Conhecerás antecipadamente o local da prova e não esquecerás os documentos no dia. É importante visitar o local de prova para saber como é o trajeto e para conhecer os horários dos meios de transporte disponíveis (ônibus, lotação, táxi, etc). No dia da prova, evite correrias deslocando-se com antecedência para a prova.

IX

Não farás das provas teste de rapidez e ocuparás todo o tempo disponível. O recomendável é ler atentamente os enunciados das questões, para interpretá-las corretamente. Outra dica é garantir o máximo de acertos com as questões consideradas mais fáceis, enfrentando depois as mais complicadas.

X

Nunca desistirás da tua identidade profissional. Persistirás na busca da faculdade que desejas, mesmo se fores reprovado. Se a convicção pela a escolha profissional é firmada no autoconhecimento, o vestibulando deve perseguir sempre seu objetivo, sem esmorecer com eventuais reprovações.

Fonte: Portal São Francisco



DICAS PARA O ENEM 2011

Explicações, notícias, simulados, provas, gabaritos, correções, videoaulas são algumas das ferramentas que o Vestibular Brasil Escola já disponibiliza para auxiliar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cada vez mais instituições de ensino superior adotam o Enem em seus processos seletivos, seja parcialmente ou na totalidade. Por isso, a preparação para o exame se tornou uma preocupação para muitos. O Vestibular Brasil Escola busca, mais uma vez, ajudar nos estudos daqueles que querem conseguir boas notas.

Gostou? Então aproveite bem as dicas. Bons Estudos!


Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário