terça-feira, 11 de março de 2014

Dia do Município

Próxima sexta-feira, dia 14/03, comemora-se 60º ano do município de Dionísio Cerqueira, e como cidadãos cerqueirenses ou das cidades vizinhas, vamos conhecer um pouco da história desse município:



A história do Município de Dionísio Cerqueira iniciou-se ainda no Século XVII, quando por volta de 1636, Bandeiras Paulistas construíram acampamentos nos vales do Rio Peperi-guaçú e Iguaçú, com o intuito de proteger a fronteira. Por volta de 1759, expedições portuguesas e espanholas percorreram o Rio Peperi-guaçú, sendo que somente a partir de meados do Século XIX, começaram a chegar os primeiros moradores migrantes advindos do Rio Grande do Sul e da Argentina.
Em 4 de Julho de 1903, foi fundada oficialmente a Vila de Dionísio Cerqueira, ainda pertencente ao Estado do Paraná, situação que perdurou até o fim da Guerra do Contestado, em 1916, que pelo acordo de limites firmado entre Santa Catarina e o Paraná, fez com que passasse a pertencer em definitivo a Santa Catarina.
Nestes princípios do século XX, Dionísio Cerqueira, pertencente ao Município de Chapecó, já era uma rota internacional de comércio, sendo que o mesmo baseava-se na erva-mate, sendo feito sobre o lombo de mulas. Em 1925, a Coluna Prestes esteve no município por um considerável período, deixando marcas históricas (e lendas) ainda visíveis, como é o caso da Batalha da Separação. Em 1940, o Recenseamento Geral do Brasil indicou que Dionísio Cerqueira possuía 900 habitantes.
A partir de 1946, os migrantes gaúchos começaram a aportar em Dionísio Cerqueira com mais intensidade, ocasionando um impulsionamento econômico, sobretudo, do extrativismo e exportação da madeira e fazendo com que em 1950 contasse com 2.710 habitantes. Esses migrantes, em sua maioria eram das etnias alemã, italiana e portuguesa, merecendo destaque também os chamados "caboclos", advindos inclusive da região de conflitos do Contestado.
Em 1953, sob Lei n.º 133 de 20 de dezembro, Dionísio Cerqueira foi emancipado de Chapecó, sendo instalado aos 14 de março de 1954.
Toda a história de Dionísio Cerqueira está diretamente relacionada à agricultura e ao comércio exterior, sendo que em 1979, oficializou-se a passagem internacional de comércio e turistas - o chamado Porto Seco. E desde outubro de 2003, foi incrementada com a instalação do Ponto de Fronteira Alfandegado, único integrado entre dois países em território brasileiro.


fonte:www.ameosc.org.br/
         www.portaltri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário