segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Alimentação e saúde

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
Envolvidos
Alunos, professores, direção e famílias que fazem parte da EEB Jacob Maran do Distrito de Jorge Lacerda, Dionísio Cerqueira.
Objetivos
Objetivo geral
Colaborar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis nos alunos e suas famílias, a fim de melhorar a saúde dos mesmos.
Objetivos específicos
Identificar os hábitos alimentares das famílias.
Conscientizar a comunidade escolar da relação existente entre a alimentação e a saúde.
Sensibilizar as famílias para a necessidade da adoção de hábitos mais saudáveis para uma melhoria da qualidade de vida.
Calcular o IMC (Índice de massa corporal) dos alunos.
Promover a prática de exercícios físicos como aliados da alimentação saudável em busca da boa saúde.
Conhecer os principais nutrientes presentes nos alimentos e a função de cada um no organismo.
Incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras oferecidos no lanche escolar.
Reduzir o desperdício da merenda escolar.
Analisar junto com os alunos os nutrientes presentes nas refeições servidas na escola, cujo cardápio é elaborado pela nutricionista da empresa Nutriplus.
Reduzir o consumo de salgadinhos industrializados e refrigerantes por parte dos alunos.
Trabalhar a origem de frutas, verduras e legumes e os benefícios de seu consumo para a saúde humana.
Conhecer a composição de alimentos industrializados como salgadinhos, embutidos e refrigerantes.
Conhecer as doenças causadas pela má alimentação: diabetes, hipertensão, obesidade, desnutrição...
Aumentar o uso de temperos naturais pelas famílias, diminuindo assim o uso de temperos industrializados.
Relato das atividades desenvolvidas
Turmas 4° e 5° anos (bisseriada) Professora Idenes Dalmagro
Inicialmente foi realizada uma enquete com os alunos para identificar os hábitos alimentares e as preferências dos estudantes. Os alimentos citados pelos alunos foram colocados em uma tabela juntamente com a origem de cada um e o nutriente que o mesmo possui. A tabela foi confeccionada na lousa e cada aluno registrou em seu caderno.
Na sequência foi efetuado o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) para isso foi aferida a massa e a altura de cada aluno. Para o cálculo foi utilizado um aplicativo para celular. Os resultados dos cálculos do IMC foram analisados considerando a tabela de indicação (abaixo do peso, normal, sobrepeso, obesidade...)

Foram assistidos vídeos com informações referentes a ligação existente entre a alimentação saudável e a saúde.

Nas aulas de educação física o professor trabalhou com os alunos a importância da prática de exercícios físicos aliados a hábitos saudáveis de alimentação para uma qualidade de vida melhor.
Em seguida foram trabalhadas as funções de cada nutriente no organismo humano, tendo como recursos textos, reportagens, folderes e livros didáticos que abordam o tema.
Foi realizada uma pesquisa com relação aos malefícios do consumo de salgadinhos industrializados e refrigerantes para a saúde das pessoas. Os resultados foram socializados com a turma.

Assistiu-se a um vídeo que ensina a fazer a leitura dos rótulos de alimentos, para que os alunos possam realizar a leitura dos produtos consumidos em suas famílias.
Posteriormente, cada aluno efetuou um relatório das preferências alimentares da família, avaliando quais dos alimentos consumidos são os mais saudáveis e quais são os menos saudáveis.
Os alunos foram divididos em quatro grupos para realizarem estudos de doenças relacionadas aos hábitos alimentares (diabetes, hipertensão, obesidade e desnutrição).Os grupos produziram cartazes para apresentar as principais informações referentes a cada doença e as formas de prevenção das mesmas.


Trabalhou-se um texto contendo informações relacionadas ao uso de temperos no preparo de alimentos, sendo enfatizados os benefícios do uso de temperos naturais ao invés de temperos industrializados.
Resultados identificados
Percebeu-se nos alunos uma mudança de hábitos, maior interesse pela merenda escolar servida no intervalo e a eliminação do consumo de salgadinhos no ambiente escolar. De acordo com comentários dos alunos as famílias também estão diminuindo o consumo de refrigerantes, temperos industrializados, doces e frituras. Diante disso podemos afirmar que as atividades alcançaram os objetivos almejados.

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