ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL – UFSC.
POLO DE SÃO
MIGUEL DO OESTE – SC.
ESCOLA DE
EDUCAÇÃO BÁSICA JACOB MARAN – DIONÍSIO CERQUEIRA.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CHRISTINA MARTINEZ HIPÓLITO - PLAC 2.
PROFESSORA
TUTORA: MICHELE MAGRINI.
CURSISTAS:
IDENES, CRISTINA, LEILA E LEANDRO
ATIVIDADE
5 – SOCIALIZAÇÃO DE UMA DAS EXPERIÊNCIAS
TEXTOS INSTRUCIONAIS
Conforme
proposto na atividade 3 do Plac 2 efetuamos a elaboração do planejamento de uma
atividade que envolvesse uma turma de alunos e recursos tecnológicos, de modo a
propiciar a aprendizagem em rede, o contato com as ferramentas de aprendizagem
e o desenvolvimento de uma cultura digital.
Inicialmente,
conforme planejado os alunos efetuaram uma pesquisa na internet referente a
conceitos previamente discutidos, vários questionamentos haviam sido
levantados, os alunos foram pesquisar para buscar respostas e soluções aos
problemas levantados, na sequência cada grupo explicou e socializou os
resultados de sua pesquisa, lembrando que o conteúdo em questão era os textos
instrucionais, que faz parte dos conteúdos trabalhados no quinto ano do Ensino
Fundamental.
Nessa
parte inicial do trabalho houve algumas dificuldades, considerando que na
comunidade rural em que a escola se situa não são todos os alunos que possuem
acesso a internet e que dispõem de computador em casa, alguns alunos tiveram
dificuldade para efetuar a pesquisa e necessitaram de auxílio para a utilização
dos recursos tecnológicos, o auxílio foi oferecido pelas cursistas e pela
professora responsável pela sala informatizada, de forma a garantir que todos
os educandos efetuassem sua pesquisa e obtivessem as informações necessárias
para efetuar a posterior socialização em sala de aula.
Após a
realização da pesquisa, todos expuseram suas conclusões, as colocações dos alunos foram consideradas e complementadas,
propiciando a todos o momento de falar sobre as informações obtidas, bem como
ouvir o que os colegas pesquisaram e aprenderam, foi um momento de troca de
informações muito rico entre a turma.
Depois de
bem compreendido, por parte da turma, o conceito de texto instrucional foi
efetuada a proposta de confecção de um texto instrucional pela turma, devido à
proximidade da páscoa, a proposta levantada foi de que cada dupla pesquisasse e
escolhesse uma embalagem para a páscoa que fosse construída com a reutilização
de CDs, a partir da imagem da embalagem escolhida os alunos deveriam discutir e
concluir quais os materiais e as etapas de utilização das mesmas. Isso para que
pudessem elaborar um texto instrucional ensinando a fazê-la.
Nessa
parte da atividade houve grandes divergências entre os alunos, cada um queria
uma embalagem diferente, devido ao grande número de opções que a internet
oferece foi difícil direcionar a turma para a escolha de uma embalagem. Alguns
queriam embalagens complicadas de se entender as etapas de produção, que
utilizavam materiais que a escola não possui e que os alunos não tinham como
adquirir, fatos que dificultariam a produção do texto instrucional e,
posteriormente da embalagem.
Superados
os entraves da escolha da embalagem, os alunos passaram a analisar a mesma e
fazer uma lista dos materiais que eles acreditavam que foram usados na
confecção da mesma. Após a confecção da lista dos materiais, cada dupla
produziu seu texto instrucional ensinando a fazer a embalagem da forma como os
mesmos acreditavam que a mesma foi produzida. Nessa fase da produção dos textos
não houve a interferência das cursistas.
Em
seguida as duplas foram convidadas a se juntar com outra dupla, de forma a
formarem grupos de 4 crianças para que comparassem e analisassem os textos
instrucionais produzidos, fazendo os ajustes necessários de forma a terem
somente um texto, pois partindo deste texto deveriam confeccionar uma embalagem
para fazer o teste a fim de verificar se o texto estava correto e completo, com
todos as etapas.
Essa fase
da atividade foi muito complicada de se realizar, uma vez que os alunos possuem
dificuldade de manejar alguns materiais, contudo todos produziram a embalagem,
mas apenas um grupo conseguiu produzi-la semelhante a aquela retratada na
imagem escolhida na internet, levando os outros a conclusão de que alguma etapa
ou material deveria ser diferente do que os mesmos haviam determinado no
momento da produção do texto. Nessa fase de produção e testes houve bastante
ajuda por parte das cursistas, a supervisão foi constante uma vez que as
crianças possuem na faixa de dez anos e alguns materiais precisam ser
manuseados com mais cuidado, como é o caso da cola quente e das tesouras.
Deixou-se
a liberdade para as equipes cujas embalagens estavam com algo diferente do que
buscávamos, eles poderiam conversar com os colegas para ver onde estava o
‘problema’ e fazer os ajustes necessários, nesse momento percebeu-se que alguns
grupos optaram por seguir o texto produzido pelo grupo que havia acertado na
confecção das embalagens.
Ajustados
todos os textos, foi o momento de confeccionar as embalagens ‘prá valer’
registrando tudo, com fotos e filmagens. O momento foi muito bom, apesar de ser
demorado e trabalhoso. Demorado, pois as ferramentas tecnológicas utilizadas,
no caso as câmeras fotográficas e filmadoras eram compartilhadas, não tínhamos
uma para cada grupo, portanto precisavam ter paciência para esperar os colegas
utilizarem, esperar a vez do grupo. Outra atenção necessária foi em relação à
correta utilização das ferramentas e os cuidados necessários para que saísse
tudo certo.
Com todas
as fotos e filmagens efetuadas foi a hora de passar para a confecção da
apresentação do texto instrucional, por meio da montagem de um vídeo juntando
fotos e filmagens, para tal o auxílio das professoras é constante. Os trabalhos
de montagem das apresentações estão sendo efetuados por partes e ainda não
foram concluídos.
Podemos
concluir que o trabalho foi enriquecedor, colocou os alunos em contato direto
com as ferramentas tecnológicas que possuímos a nossa disposição. Inicialmente
a curiosidade foi despertada para que os alunos descobrissem por meio da
pesquisa o que era um texto instrucional, a busca, a escolha dos conceitos a
seleção das informações disponibilizada desenvolveu nos alunos habilidades de
uso dos computadores, da internet, bem como a seletividade, pois não poderiam
apresentar tudo que encontraram, deviam ler e ver o que era mais importante e
adequado para o momento.
Nos
momentos de produção do texto e confecção das embalagens o trabalho em equipe
foi muito importante, fazendo com que aumentassem as relações de colaboração e
respeito entre os colegas. A utilização das fotos e filmagens foi bem
proveitosa, desperta o interesse em fazer um trabalho caprichado para poder
divulgar para a comunidade depois.
Trabalhos
semelhantes ao desenvolvido nessa atividade são extremamente trabalhosos,
principalmente os primeiro a serem realizados, contudo, com um bom
planejamento, objetivos claros e trabalho em equipe são possíveis de serem
realizados, pois contribuem significativamente no processo de ensino e
aprendizagem.
SEGUE UM
DOS VÍDEOS PRODUZIDOS DURANTE O TRABALHO DESENVOLVIDO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário