Experiência 1: Divisão Celular
Esta atividade foi
desenvolvida com a 1ª série do Ensino Médio, do período noturno, da Escola de
Educação Básica Jacob Maran, durante as aulas de Biologia ao abordar os
conteúdos sobre divisão celular.
A turma é constituída por 12 alunos, dos quais 3 são
repetente, sendo uma turma muito heterogênea.
Inicialmente o conceito de divisão celular foi
abordado em sala de aula e os alunos conheceram a importância da mitose e suas
fases. Para reforçar a compreensão das fases, foi trabalhado em grupo com
modelagem, utilizando-se EVA e massa de modelar.
Com a modelagem das fases concluída, os alunos
utilizaram maquinas digitais e aparelhos de celular para fotografar as fases da
mitose, na sequência que ocorrem. As fotografias foram colocadas no programa
componente do Windows, denominado Movie
Maker, pelos alunos que trouxeram seus notebooks à escola. Trabalharam em
grupos e dessa forma, utilizando os conhecimentos adquiridos e a criatividade,
criaram um filme sobre a mitose.
Podemos considerar esta pratica inspiradora por
vários aspectos que podem ser destacados, entre eles está o interesse e a
motivação demonstrado pelos alunos no decorrer
do trabalho. Houve a fixação dos conteúdos de maneira clara e lúdica. Além
disso, as TDIC foram integradas de maneira a desenvolver uma nova habilidade no
uso de um programa até então desconhecido pelos alunos, descortinando à eles
novas possibilidades.
Vídeos:
Experiência 2: Notícia da noite cultural
A
experiência escolhida foi desenvolvida na EEB Jacob Maran de Dionísio
Cerqueira. Desenvolvida a partir de uma atividade encaminhada pela professora
de português do educandário, cujo tema era os diferentes gêneros textuais, o
trabalho foi realizado no segundo ano do Ensino Médio noturno.
Na
experiência socializada a dupla de alunos responsável pela apresentação de uma
notícia, optou por apresentar a noite cultural que havia sido efetuada na
escola, na semana anterior, evento em que os alunos participaram ativamente.
A
dupla de alunos produziu o texto, filmou a narração da notícia colheu o
depoimento da assessora de direção avaliando o evento e, posteriormente montou
o vídeo utilizando as ferramentas de edição do Windows, para apresentar
utilizando o projetor multimídia.
A
prática foi considerada inspiradora pelo fato de ser um produto midiático
produzido pelos alunos e ter na dupla de trabalho um aluno incluso, diante
disso, voltamos nosso olhar para os benefícios que as tecnologias podem nos
propiciar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, o aluno
se sente parte integrante do processo.
Cabe
lembrar que todo o trabalho desenvolvido com o uso de ferramentas midiáticas e
permitindo aos alunos tal uso, torna a aprendizagem mais eficaz e o trabalho
mais prazeroso, os resultados atendem as expectativas dos sujeitos envolvidos
no processo de ensino e aprendizagem.
Segue o link do vídeo:
Grupo de trabalho: Cristina, Idenes, Leila, Leandro e Michele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário