quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Socialização das experiências escolhidas

Experiência 1: Divisão Celular
                 
                 Esta atividade foi desenvolvida com a 1ª série do Ensino Médio, do período noturno, da Escola de Educação Básica Jacob Maran, durante as aulas de Biologia ao abordar os conteúdos sobre divisão celular.
                A turma é constituída por 12 alunos, dos quais 3 são repetente, sendo uma turma muito heterogênea.
                Inicialmente o conceito de divisão celular foi abordado em sala de aula e os alunos conheceram a importância da mitose e suas fases. Para reforçar a compreensão das fases, foi trabalhado em grupo com modelagem, utilizando-se EVA e massa de modelar.
                Com a modelagem das fases concluída, os alunos utilizaram maquinas digitais e aparelhos de celular para fotografar as fases da mitose, na sequência que ocorrem. As fotografias foram colocadas no programa componente do Windows,  denominado Movie Maker, pelos alunos que trouxeram seus notebooks à escola. Trabalharam em grupos e dessa forma, utilizando os conhecimentos adquiridos e a criatividade, criaram um filme sobre a mitose.
                Podemos considerar esta pratica inspiradora por vários aspectos que podem ser destacados, entre eles está o interesse e a motivação demonstrado pelos alunos no decorrer  do trabalho. Houve a fixação dos conteúdos de maneira clara e lúdica. Além disso, as TDIC foram integradas de maneira a desenvolver uma nova habilidade no uso de um programa até então desconhecido pelos alunos, descortinando à eles novas possibilidades.









Vídeos:

 

 




Experiência 2: Notícia da noite cultural

A experiência escolhida foi desenvolvida na EEB Jacob Maran de Dionísio Cerqueira. Desenvolvida a partir de uma atividade encaminhada pela professora de português do educandário, cujo tema era os diferentes gêneros textuais, o trabalho foi realizado no segundo ano do Ensino Médio noturno.
Na experiência socializada a dupla de alunos responsável pela apresentação de uma notícia, optou por apresentar a noite cultural que havia sido efetuada na escola, na semana anterior, evento em que os alunos participaram ativamente.
A dupla de alunos produziu o texto, filmou a narração da notícia colheu o depoimento da assessora de direção avaliando o evento e, posteriormente montou o vídeo utilizando as ferramentas de edição do Windows, para apresentar utilizando o projetor multimídia.
A prática foi considerada inspiradora pelo fato de ser um produto midiático produzido pelos alunos e ter na dupla de trabalho um aluno incluso, diante disso, voltamos nosso olhar para os benefícios que as tecnologias podem nos propiciar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, o aluno se sente parte integrante do processo.
Cabe lembrar que todo o trabalho desenvolvido com o uso de ferramentas midiáticas e permitindo aos alunos tal uso, torna a aprendizagem mais eficaz e o trabalho mais prazeroso, os resultados atendem as expectativas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.  
Segue o link do vídeo: 



Grupo de trabalho: Cristina, Idenes, Leila, Leandro e Michele.


 


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