sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Socialização dos retratos da escola



Alguns professores da EEB Jacob Maran estão cursando uma Especialização em Cultura Digital, oferecida pela UFSC.
A atividade abaixo consiste na compilação e análise dos dados de uma investigação efetuada com os alunos da escola, objetivando levantar informações relacionados aos recursos tecnológicos que os mesmos possuem, o uso que fazem de tais ferramentas, como percebem o uso que os professores fazem das TDIC durante o processo de ensino aprendizagem e a contribuição das mesmas para o aprendizado.
Também os professores do educandário foram questionados com relação ao uso que fazem das TDIC, as dificuldades no uso das mídias durante as aulas, possíveis soluções para tais dificuldades e a importância do uso das tecnologias na prática pedagógica.
Segue abaixo a análise dos dados: 


QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES
1 – Quais tecnologias pedagógicas utilizam em seu dia a dia, com os alunos em suas aulas:

Número de professores questionados: 14

2 – Qual a maior dificuldade que você enfrenta para utilizar as mídias em suas aulas?
            Parte dos professores se declara despreparada, mencionam que se fazem necessários os cursos de aperfeiçoamentos para melhorar as habilidades de uso das ferramentas tecnológicas, bem como para preparar os professores para efetuar o uso dentro do que o currículo escolar prevê, aproveitando ao máximo as possibilidades que o trabalho com mídias nos permite.
            Os profissionais de educação física relataram possuir a dificuldade de utilizar as tecnologias em decorrência da resistência dos alunos, pois os mesmos preferem jogos e atividades práticas esportivas.
            Outra dificuldade apontada é a falta de concentração por parte de uma minoria dos alunos, mesmo fazendo o uso das mídias durante as aulas, alguns alunos se dispersam.
            Sente-se também a dificuldade no uso da sala de informática, pois a mesma não dispõe de computadores suficientes, está equipada com apenas 10 computadores para o uso dos alunos, além da velocidade da internet ser insuficiente para desenvolver as atividades de pesquisa.
            O tempo limitado para o planejamento das atividades com o uso das tecnologias, pois para o trabalho ser eficiente é necessário um tempo maior dedicado ao planejamento das aulas e elaboração das atividades.

3 – Em sua opinião, como essa situação poderia ser solucionada?
            Objetivando resolver ou contornar tais dificuldades algumas alternativas foram apontadas, quanto a resistência dos alunos, no caso da educação física, poderão ser utilizados jogos que estimulem o movimento de corpo, o raciocínio e a psicomotricidade, incentivando a participação e despertando o interesse dos alunos pelas novas atividades propostas.
            Para envolver os alunos que se dispersam facilmente a alternativa seria dialogar e fazer uma reflexão sobre a importância da colaboração e participação de todos, para que se obtenha um maior aproveitamento e, consequentemente mais qualidade na aprendizagem.
            Faz-se necessário um investimento maior e completo do governo no sentido de melhorar a velocidade da internet e equipar melhor as salas informatizadas.

4 – Quais os pontos positivos você observa ao utilizar as mídias com os alunos?
            Em relação aos pontos positivos do uso das mídias em sala de aula os professores destacam que eleva a criatividade e desperta a curiosidade, torna a aula mais atrativa e interessante para os alunos, uma vez que os alunos participam mais ativamente das situações de aprendizagem. O uso das mídias auxilia na exposição e exemplificação do conteúdo, facilitando a compreensão e a construção do conhecimento.


QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS
1 – Assinale dos itens abaixo qual você e sua família possui:

2 – Com qual finalidade você usa a internet?


 

 


3 – Você percebe que os professores utilizam as tecnologias em suas aulas?

4 – Quais destas ferramentas educacionais contribuem para seu aprendizado?

Obs: Foram questionados 86 alunos do Ensino Médio, nesta questão eles poderiam escolher mais do que uma opção.

5 – Escreva o que você pensa sobre o uso das tecnologias e da importância delas no seu aprendizado?
            Os alunos, quando questionados em relação a contribuição das mídias no processo de aprendizagem afirmam que as mídias atrativas e claras, facilitam a compreensão dos conteúdos, auxiliam  em pesquisas, permitem um maior acesso as informações.
            Além disso, os jovens ressaltaram que as mídias, principalmente a internet lhes permite conhecer coisas e lugares novos, pesquisar em relação a diferentes profissões para ampliar os planos e projetos para o futuro.
            Alguns dos jovens pontuam que apesar do acesso a internet não ser diário eles procuram fazer um bom uso nos momentos em que lhes é possibilitado o acesso as mesmas.
            Ressaltam que a internet é um recurso interessante que permite aprofundar os conteúdos trabalhados em aula e contribui nos momentos de efetuarem pesquisas e trabalhos propostos.
            Os alunos mostram-se satisfeitos nos momentos em que lhes é possibilitado o uso de projetor data show ou da lousa digital para que os mesmos apresentem trabalhos elaborados.


GRUPO DE TRABALHO: Cristina Barichello Eberhardt, Leila Jaqueline Hübner, Idenes Dalmagro, Leandro da Silva e Michelli Pertel.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário