LITERATURA INFANTIL
Livros de literatura nos
transportam para viagens incríveis, por lugares fantásticos, levam-nos,
portanto, a conhecer coisas e pessoas maravilhosas.
O vínculo da
Literatura Infantil com a educação é inegável, pois ela propicia uma nova
ordenação das experiências existenciais da criança. Conviver ou estar em
contato com textos literários forma novos padrões e desenvolve o senso crítico.
No que tange o
trabalho com a Literatura Infantil nas salas de aula, conforme Souza,
Com relação à leitura e à literatura
infantil, pais e professores devem explorar a função educacional do texto
literário: ficção e poesia por meio da seleção e análise de livros infantis; do
desenvolvimento do lúdico e do domínio da linguagem; do trabalho com projetos de
literatura infantil em sala de aula, utilizando as histórias infantis como
caminho para o ensino multidisciplinar (SOUZA, 2003:1).
Cabe aos
professores o incentivo ao ato de ler, a seleção de materiais adequados e o
trabalho de forma lúdica com a Literatura Infantil em sala de aula. Cabe,
ainda, permitir que as crianças olhem, manejem e tenham contato com livros para
que adquiram, desde cedo, o gosto pela leitura. Aos alunos já alfabetizados,
permitir a leitura por prazer e não única e exclusivamente para cobranças
posteriores.
Em relação à
importância do professor ler, para as crianças que ainda não o sabem fazer,
segundo Knack,
Ler é importante por que: enriquece o imaginário e amplia o vocabulário. É importante ler
para as crianças mesmo quando elas ainda não sabem falar direito. Pode parecer
estranho, mas assim são colocadas em contato com dimensões das linguagens oral
e escritas que não chegariam a elas de outra forma. Mais para frente esse
contato será essencial para o seu desenvolvimento (KNACK, 2008: 3).
O termo
Literatura independente do adjetivo que lhe for dado é arte. O fato de uma
literatura ser infantil não quer dizer que ela seja feita única e
exclusivamente para crianças. Literatura Infantil é aquela que corresponde aos
anseios do leitor e se identifique com ele. Afinal, a verdadeira Literatura
Infantil também agrada aos adultos.
As histórias
podem auxiliar na formação do caráter e da consciência crítica das crianças,
uma vez que estas sejam ensinadas a ler, analisar, interpretar e tirar suas
próprias conclusões, não tomar por verdade tudo que a mídia lhes põe, com ajuda
da literatura podemos formar sujeitos ativos e formadores de opinião e não
simplesmente pessoas que se deixam levar pelo que ouve sem fazer nenhuma
espécie de reflexão e análise.
As histórias
ajudam a desenvolver o imaginário, a curiosidade e a encontrar respostas para
várias perguntas, também nos faz sentir emoções importantes como a tristeza, a
tranquilidade, o rancor, o medo, a insegurança, o pavor, a raiva, a irritação,
o bem-estar, a alegria dentre outras. Por meio de uma história, podemos
descobrir outros lugares, outros jeitos de ser, de agir e de pensar.
REFERÊNCIAS
KNACK, Kriz. Descobrir o prazer de ler é o primeiro
passo para formar bons leitores, de qualquer idade. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/
leitura/ acesso em: 25/11/09.
SOUZA, Renata Junqueira de. A
importância da leitura e literatura infantil. Artigo extraído da revista
Comunicação e Cultura. Disponível em: www.sinproitajai.org.br/noticias//> Acesso em: 26/04/2010.
Professora Idenes Dalmagro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário