terça-feira, 30 de outubro de 2012

A HISTÓRIA DO HALLOWEEN

 

O Halloween é uma festividade que celebra as oposições que regem o mundo.

Em declaração feita no ano de 2009, o Vaticano condenou o Halloween como uma festa perigosa carregada por vários elementos anticristãos. No Brasil, observamos que algumas pessoas torcem o nariz para a comemoração do evento por entendê-lo como uma manifestação distante da nossa cultura. No fim das contas, muito se diz a respeito, mas poucos são aqueles que examinam minuciosamente os significados e origens de tal festividade.

Desde a Antiguidade, observamos que várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao carnaval, que antecede toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.

Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

No processo de ocupação das terras europeias, os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo. Inicialmente, os cristãos celebravam a todos os santos no mês de maio. Contudo, por volta do século IX, a Igreja promoveu uma adaptação em que a festa sagrada fora deslocada para o 1° de novembro. Dessa forma, os bárbaros convertidos se lembrariam da festa cristã que sucederia a antiga e já costumeira celebração do halloween.

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes na medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem a bruxaria. Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a essa mesma realidade etérea.

Entre todos os desalmados, destaca-se a antiga lenda de Stingy Jack. Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo.

Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.

Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.

De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Fonte: Brasilescola

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA O 6º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

As inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil, que se encerrariam neste sábado, 27, foram prorrogadas até 10 de novembro próximo. É o que estabelece a Portaria MEC nº 1.300, publicada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, 26 (seção 1, página 9). A premiação valoriza práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras nas redes públicas de ensino.Continuar lendo

Fonte: SED

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO


 "Um livro aberto é um cérebro que fala;
fechado, um amigo esquecido;
esquecido, uma alma que perdoa;
destruído, um coração que chora."
Ditado Popular da Índia


 
Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

COMUNICADO

A EEB Jacob Maran comunica que o campeonato de futebol suíço que estava marcado para este final de semana (28/10), foi CANCELADO devido as condições climáticas. Comunica também que as fichas e valores de inscrição serão devolvidos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CONVITE ESPECIAL



Neste domingo, dia 28 de outubro, haverá torneio de futebol suíço com almoço, fichas no valor de 5 reias, sendo que o valor da inscrição será de 25 reais para os homens e 20 reais para as mulheres.



Premiação masculino:
1º lugar um porco;
2º lugar duas caixas de cerveja;
3° lugar uma caixa de cerveja. 

Premiação feminino:
1° lugar será 50% das inscrições do feminino;
2° lugar 30% das inscrições.

Todos estão convidados a participar deste grandioso torneio.

OBS: Fichas para o almoço e para as inscrições com os formandos da EEB Jacob Maran de Jorge Lacerda o torneio será realizado no campo desta mesma comunidade com início às 9 horas.

ORIENTAÇÕES PARA A MATRÍCULA – ANO LETIVO 2013 NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

A Secretaria de Estado de Educação, através da Diretoria da Educação Básica e Profissional encaminha orientações para a organização e funcionamento das unidades escolares de Educação Básica e Profissional da rede estadual de ensino de Santa Catarina para o ano letivo de 2013, considerando: 

  • a legislação e as normas federais e estaduais da Educação Básica e Profissional;

  • as diretrizes para a oferta de diferentes currículos na Educação Básica e Profissional, modalidades de ensino, programas e projetos;

  • o atendimento às diferentes situações que dizem respeito à organização curricular e administrativa da escola e aos programas e projetos que vem sendo desenvolvidos.

Estabelece para o ano de 2013
  1. RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA DE ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR
     Período de 22 a 26 de outubro de 2012


  2. MATRÍCULA DE ALUNOS NOVOS
    a) Primeiro Período: 29/10 a 05/11/2012
    b) Segundo Período: 04/02 a 13/02/2013


E.E.E. JACOB MARAN NA VII FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM LAGES – SC

A E.E.B. Jacob Maran esteve participando nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro na VII Feira de Ciências e Tecnologia, na cidade de Lages com o trabalho em nível de Ensino Médio “Adolescer com Responsabilidade”, realizado pelas alunas Patrícia de Camargo e Vanessa Back, ambas da 2ª série do Ensino Médio, orientadas pela professora Leila Hubner, na disciplina de Biologia. A diretora da Escola Cristina Barichello Eberhardt, acompanhou as alunas e professora neste grandioso evento. A Feira reuniu alunos de Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante de todo o Estado de Santa Catarina, onde cada regional teve trabalhos nas três categorias. 

A Direção da Escola aproveita para parabenizar as alunas e professora pelo excelente trabalho desenvolvido e por sua belíssima participação em Lages.
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

6º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Até a 2ª Edição premiava os professores da educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental. A partir da 3ª Edição a premiação estendeu-se a todas as etapas da educação básica, Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do ensino fundamental e Ensino Médio. 

Regulamento aqui

Inscrição aqui


terça-feira, 16 de outubro de 2012

O BARULHO ENTRE O SILÊNCIO


Após assistir a Peça Teatral Mire Veja na Disciplina de Língua Portuguesa com a Professora Deise Pagno, os alunos tiveram que realizar uma resenha crítica. Dentre elas a que se destacou foi a da aluna Larissa Schneider da 7ª Série 2.

O BARULHO ENTRE O SILÊNCIO

A peça teatral Mire Veja, de Pedro Pires e Zernesto Pessoa, relata cenas do cotidiano das cidades paulistas. A troca de cenas inusitadas, a troca de personagens e o som, produzidos pelos próprios atores, foram o ponto mais interessante da peça.


Os figurinos eram usados por um mesmo ator para representar diferentes personagens, o que chamou muito a atenção.


Na parte do taxista, por exemplo, o ator conseguiu produzir o som do trânsito e ao mesmo tempo narrar suas falas, sem o menor erro, proporcionando ao telespectador uma enorme curiosidade de saber de onde veio o som, além da platéia participar do teatro, sendo o passageiro do próprio taxi.


E no meio de todo o barulho que é São Paulo, os incríveis atores da companhia do Feijão, conseguem representar o tumulto de uma cidade no mais profundo silêncio.


E como imaginar tudo isso em uma única peça?


Assista e descubra.




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

PROFESSOR (A)


-->
Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias,
Que nos prepararam também para a vida,
Todo nosso carinho e gratidão.

Parabéns pelo seu dia!!!