O bullying demonstra-se como uma das formas de violência mais presentes nas escolas. Suas consequências afetam o psiquismo do indivíduo e comprometem o processo de socialização e de aprendizagem, bem como, a saúde física e emocional das vítimas que muitas vezes se submetem a um processo de isolamento e insegurança comprometendo a estrutura de sua personalidade, auto estima e o seu pleno desenvolvimento.
Sabe-se que o fenômeno bullying é complexo e de difícil solução, portanto, é preciso que o trabalho seja intenso e continuado. A Escola nesse sentido torna-se um ponto importante nessa tarefa, pois como espaço privilegiado de convívio e de formação pode desenvolver programas anti-bullying dinâmicos e diferenciados, com estratégias que considerem as características sociais, econômicas e culturais de sua população, estabelecendo normas e diretrizes coerentes, com ações que priorizem apoio às vítimas, fazendo com que se sintam amparadas, protegidas e seguras e a conscientização de todos e principalmente dos agressores sobre a incorreção de seus atos, garantindo dessa forma um ambiente escolar sadio e seguro, que propicie o pleno desenvolvimento do indivíduo.
Pensando nesse sentido, a E.E.B Jacob Maran, através da ATP Marta Litter desenvolveu um trabalho de informação esclarecendo aos alunos do 1º ao 5º ano o que é bullying, onde e como ele pode acontecer, como agir se por acaso passar por situações de bullying e os prejuízos que essa prática pode provocar na vida das pessoas.
Professora: Marta A. Litter
Assistente Técnico Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário