quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

No dia 26/08/2015 foi trabalhado com todas as turmas da EEB Jacob Maran, sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, onde os alunos dos Anos Iniciais assistiram o Filme: O Amigo Perfeito e os alunos do Ensino Fundamental e Médio assistiram o Filme Meu Nome é Radio.









O Filme " O amigo perfeito" relata a história de um menino surdo que chega em uma escola. Toda a rotina da turma é modificada, as crianças passam a ter aulas de Libras (língua brasileira de sinais). Todos recebem bem o colega surdo, exceto um menino que trata o colega novo com preconceito, reclamando pois as aulas poderiam distrair os meninos que faziam parte do time de basquete que estava disputando o campeonato.
No final o menino surdo revelou-se um ótimo jogador de basquete auxiliando o time na conquista do campeonato.
O menino que tinha preconceito mudou de opinião e reconheceu as qualidades/capacidades do colega surdo, aprendendo a respeitar as diferenças e aceitar as pessoas como elas são. Após o filme as turmas realizaram discussões e produziram alguns trabalhos.


Nunca deixe um amigo de fora, ele pode ser a arma do time. Leonardo - 5º Ano.

A amizade pega e é muito bom. Sidnei - 5º Ano.

























Também foi trabalhado a mensagem:

DEFICIÊNCIAS
Mário Quintana

'Deficiente' é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
'Louco' é quem não procura ser feliz com o que possui.
'Cego' é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
‘Surdo’ é aquela que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
'Mudo' é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
'Paralítico' é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
‘Diabético’ é quem não consegue ser doce.
'Anão' é quem não sabe deixar o amor crescer. 
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: 'Miseráveis' são todo que não conseguem enxergar a grandeza de Deus. 
' A amizade é um amor que nunca morre.'

"  A Maior Deficiência é o Preconceito"






terça-feira, 18 de agosto de 2015

Processo de Civilização



Para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o processo de civilização, os alunos dos 2º anos do Ensino Médio da EEB Jacob Maran, realizaram uma pesquisa nas aulas de sociologia coordenada pela Professora Oleide sobre a diversidade cultural e o que identifica esses povos na sociedade. Os alunos buscaram compreender todos os aspectos que compõe a cultura de um determinado povo. Através da pesquisa identificaram traços da cultura que demonstra Bullying entre as diferentes culturas e que é vivenciada diariamente nas relações sociais.
A pesquisa se deu com base no sociólogo Norbet Elias que afirma que a cultura nos possibilita ir além da “natureza” ela é capaz de nos modelar para controlar nossos instintos mais básicos.
As culturas pesquisadas foram: Cultura Mineira, Cultura Baiana, Cultura Gaúcha, Cultura Paulista, Cultura Catarinense, Cultura Paranaense, Cultura Indiana e Cultura Nordestina. Após as apresentações os alunos fizeram um momento de socialização e degustação dos diferentes alimentos típicos da cada cultura trazidos pelos integrantes de cada grupo.









terça-feira, 11 de agosto de 2015

Parabéns Estudante



"Querido estudante, Viva o dia de hoje. Ele é um dia precioso, Assim como é precioso cada dia da nossa vida. Parabéns pelo Dia do Estudante."


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Homenagem aos Pais

Momentos importantes merecem ser celebrados, por isso, o dia dos pais foi comemorado no dia 07/08/2015 com apresentações de poemas, mensagens, músicas, expressando o amor, carinho e gratidão pelos Pais.

Em cada gesto um exemplo.
Em cada abraço uma prova de amor.
Em cada sorriso uma alegria.
Em cada olhar, cumplicidade.
Em cada lembrança a certeza de ter vivido momentos inesquecíveis.