sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pequeno grande inventor

Carlos Daniel Trombetta aluno do 5º ano, da EEB Jacob Maran, surpreendeu os colegas da turma e a professora Idenes ao trazer para a escola e apresentar o resultado de dias de trabalho, uma miniatura de uma camioneta.
Para a confecção do veículo o menino reutilizou materiais que possuía em casa e partes de outros carrinhos. Carlos dedica-se no momento ao aperfeiçoamento da parte elétrica do carrinho, instalando controle, fios e baterias. Vamos aguardar o resultado final deste trabalho. Mas, desde já, parabenizando o aluno Carlos pela dedicação e a criatividade.

Acesse o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=zsH-dbmTXvk&feature=youtu.be






quinta-feira, 28 de maio de 2015

Hora Cultural

Nos dias 21 e 23 de Maio os alunos da EEB Jacob Maran, fizeram algumas apresentações na Hora Cultural. Foram abordados os seguintes temas e datas comemorativas do mês de Maio:
Violência;
Uso de Drogas;
Convivência familiar;
01/05 Dia do Trabalho;
10/05 Dia das Mães e Dia do Campo;
21/05 Dia da Língua Nacional;
25/05 Dia do Trabalhador Rural;


Apresentação do 9º Ano :
https://www.youtube.com/watch?v=AuVW2IJFwuA&feature=youtu.be


Apresentação da 2ª Série Matutino:
https://www.youtube.com/watch?v=X4vfyHiaDos


Apresentação da 3ª Série Noturno:
https://www.youtube.com/watch?v=vAqZVQ24VvA&feature=youtu.be


Apresentação do 6º Ano:
https://www.youtube.com/watch?v=mQ0tMNqv6QY&feature=youtu.be

Apresentação do 7º Ano:
https://www.youtube.com/watch?v=uga5zK0l1Lw&feature=youtu.be

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Homenagem a Dona Nelui

A EEB Jacob Maran agradece pela dedicação, empenho que a servente Nelui desempenhou em nossa escola por 20 anos. Sendo que a mesma esta se aposentando. Alunos, Professores, Funcionários e Direção possuem um carinho muito especial por ter dedicado grande parte do seu tempo a escola e fizeram-lhe uma singela homenagem.




segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENEN 2015

Inscrições do Enen começam às 10h do dia 25/05/2015,  ficarão abertas até as 23h59 do dia 05/06/2015. E será realizado nos dias 24 e 25 de Outubro.

Mais informações acesse: http://www.enem2015.net.br/

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Inscrições Aluno Integrado 2015

Estão aberta as inscrições para o Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do Aluno Integrado 2015.

Para obter mais informações acesse http://alunointegrado.ufsc.br/


Parada Pedagógica


           No dia 19 de Maio, reuniram-se na EEB Jacob Maran, os professores para participar da parada pedagógica. Iniciou-se com um vídeo de boas vindas e logo após estudo da Proposta Curricular de Santa Catarina. Os professores debateram várias questões referente a proposta, dentre-as quais se destaca o acesso para todos a uma educação de qualidade, as diferenças culturais, religiosas e étnicas ...

Formação Continuada Proposta Curricular de Santa Catarina

Considerando que a escola tem como função social a formação plena, (humana e integral), acaba abrindo portas para o estudante buscar seus direitos, conheça novos caminho e oportunidades.A negação do direito a educação impede o acesso a outros direitos, pois o indivíduo acaba se acomodando, deixando de buscar, reivindicar seus direitos por não possuir conhecimento, desconhecerem as maneiras de buscar seus direitos,ou simplesmente não saberem que os mesmos existem.
O estado oferece acesso a educação à todos. O direito é negado em algumas situações por falta de conhecimento ou interesse dos próprios pais. Na adolescência muitos acabam largando a escola por opção, possuem outros objetivos.
A diversidade é característica da espécie humana, nos seres humanos somos diversos em experiências, historias e culturas. Em um mesmo grupo pode haver características variadas, baseado na heterogeneidade somos todos diferentes, com aspirações de viver em liberdade e no exercício da autodeterminação. Diferenças todos nós possuímos, cada pessoa é única e em constantes transformações pessoais e no ambiente em que está inserido.
A proposta curricular de Santa Catarina tem como pressuposto de que o direito a educação deve ser garantido por meio de políticas contra formas de exclusão, implementando ações de prevenção a evasão escolar motivada por todos os tipos de preconceitos.
Identificamos questões de preconceitos referentes a forma física (estereótipos) é a questão de gênero. Percebe-se algumas falas do cotidiano onde são efetuados comparações com os irmãos, pais,...
São questões culturais que vem sendo arrastadas a muitos anos, em alguns casos próprios “excluídos” acabam excluindo-se, isolando-se, colocando-se como tal. As diferenças estão nas minorias, onde se formam pequenos grupos com formas diferentes de pensar, com culturas diferentes da hegemonia cultural da maioria. O diferente causa estranhamento.
Vemos constantemente praticas discriminatórias presentes nas falas dos jovens, retratando um reflexo do mundo adulto.
Sendo que a reprodução de falas discriminatórias acaba incorporando atitudes preconceituosas.
Em situações esporádicas, em conversas entre o corpo docente, algumas corporações são efetuadas, onde os alunos são comparados com os pais, irmão e situações familiares são comentados.
Os professores possuem formação, mas cada um possui suas diferenças, sejam elas culturais, religiosas, étnicas. Mesmo na maioria dos casos não fazendo parte das minorias excluídas.
Em decorrência de um processo de preconceito e discriminação que ocorreu ao longo da historia alguns grupos reivindicam seus direitos como é o caso do GLBT.
O PPP da escola contempla as questões de discriminação nos núcleos de prevenção e em outras ações desenvolvidas no cotidiano escolar.
Os professores abordam as questões de respeito adversidade diariamente, aliando-a aos conteúdos trabalhados e, principalmente articulando com acontecimentos do dia a dia e na resolução de possíveis conflitos.
Pode-se elaborar um projeto de educação ambiental considerando o respeito a diversidade, contemplando as visões que as crianças oriundas de diferentes espaços possuem em relação ao ambiente, com enfoque especial aos direitos humanos, respeitando-os, todos os seres humano serão respeitados pelo fato de serem seres humanos, independentemente de suas vivencias, fatores que em alguns momentos fazem da diversidade, que deveria ser um fator enriquecedor, um problema.
Os conteúdos e as ações desenvolvidas na escola devem fazer sentido na vida do aluno. Modificando os hábitos dos mesmos.





segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aula no laboratório de Informática.

Diante do atual cenário em que vivemos onde a evolução tecnológica está cada vez mais presente, faz-se necessário incluir as crianças no mundo globalizado, propiciando-lhe o contato com as ferramentas tecnológicas disponíveis.
Os alunos da turma do 1º ano, em processo de alfabetização, realizaram atividades de digitação de textos e leitura no laboratório de informática. A professora de informática Elisa, repassou para a turma noções básicas da informática, iniciando pelos nomes e funções das partes do computador. Os alunos conheceram o teclado e suas funções básicas (Letras maiúsculas/minúsculas, acentuação, espaçamento,...).
A turma mostra-se interessada em utilizar os recursos.




quarta-feira, 13 de maio de 2015

Jogos - JESC 2015

No dia 12 de maio,  alunos da E.E.B Jacob Maran, participaram dos jogos da JESC, no estádio municipal Adelino Mangini de Dionísio Cerqueira. 









sexta-feira, 8 de maio de 2015

Homenagem para as Mães

No dia 07 de Maio realizou-se na E E B Jacob Maran, a comemoração e homenagem festiva do dia das Mães, contando com apresentações de todas as turmas.Também teve sorteio de alguns  prêmios. 
No final teve a entrega do boletins dos alunos do 1º e 5º Ano da Profª Idenes e dos alunos do 2º e 4º Ano da Profª Claudia.
A direção da escola agradece a participação de todos em especial as mães que se fizeram presentes, os professores que juntamente com os alunos fizeram apresentações e os demais professores que colaboraram com a organização e doação de prêmios. Também as serventes e merendeiras que se empenharam em ajudar e na doação de prêmios.












Aula de Química

Durante as aulas de Química da Professora Elizete, os segundos anos matutino e noturno, realizaram um experimento sobre a interação solvente-soluto.

* Material necessário:
  • Água
  • Sal
  • Álcool etílico 92,8% GL
  • Copos pequenos de vidro (100 ml)
  • 1 Colher de plástico
* Como fazer:
Preparou-se uma solução saturada de cloreto de sódio em água.
O sistema ficou em repouso, para que o NaCl em excesso se depositasse no fundo do copo.
Após a solução foi transferida para outro copo, sem que os cristais passassem  para este. Em seguida adicionou-se álcool etílico aos poucos na solução saturada da água e sal.
Após agitar a solução pode-se observar que o sal se depositou no fundo do copo, pois a interação entre a água e o álcool é mais forte que a interação água e cloreto sódio (NaCl).