segunda-feira, 30 de março de 2015

Cápsula do Tempo

Os alunos do 6º ano confeccionaram cápsulas do tempo para serem "enviadas ao espaço". Nelas colocaram objetos que representam o Planeta Terra e escreveram uma carta, na qual descreveram as características da Terra, inclusive sua localização no Universo.

Oi

      Nós alunos do 6º ano estamos honrados em conhecê-los, nossos nomes são Stefani, Eduardo, Rafael e Théo temos 11 anos. Vivemos no planeta Terra o terceiro planeta depois do Sol uma estrela que nos da luz e calor.
       Nossa localização é Via Láctea, Sistema Solar, Planeta Terra, América do Sul, pais Brasil, estado de Santa Catarina, município de Dionísio Cerqueira, Distrito de Jorge Lacerda.
     Nosso planeta é rico em biodiversidade. Temos água, solo, etc ... e muitas árvores que nos permitem respirar.
     Infelizmente, temos muita poluição e também pobreza. Nem sempre temos água, temos época de estiagem.
     Venham nos visitar. Esperamos por vocês! Ansiosamente! Se puderem, nos responder esta carta. Adeus na verdade até logo.

     Stefani, Théo, Rafael, Eduardo.







sexta-feira, 27 de março de 2015

Célula Animal e Célula Vegetal

 Trabalhos desenvolvidos pelos alunos 8º ano, durante as aulas de ciências, utilizando materiais alternativos e de sucata, para a montagem de uma célula tridimensional.







quinta-feira, 26 de março de 2015

Socialização de uma das experiências



ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL – UFSC.
POLO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JACOB MARAN – DIONÍSIO CERQUEIRA.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CHRISTINA MARTINEZ HIPÓLITO - PLAC 2.
PROFESSORA TUTORA: MICHELE MAGRINI.
CURSISTAS: IDENES, CRISTINA, LEILA E LEANDRO

ATIVIDADE 5 – SOCIALIZAÇÃO DE UMA DAS EXPERIÊNCIAS

TEXTOS INSTRUCIONAIS
Conforme proposto na atividade 3 do Plac 2 efetuamos a elaboração do planejamento de uma atividade que envolvesse uma turma de alunos e recursos tecnológicos, de modo a propiciar a aprendizagem em rede, o contato com as ferramentas de aprendizagem e o desenvolvimento de uma cultura digital.
Inicialmente, conforme planejado os alunos efetuaram uma pesquisa na internet referente a conceitos previamente discutidos, vários questionamentos haviam sido levantados, os alunos foram pesquisar para buscar respostas e soluções aos problemas levantados, na sequência cada grupo explicou e socializou os resultados de sua pesquisa, lembrando que o conteúdo em questão era os textos instrucionais, que faz parte dos conteúdos trabalhados no quinto ano do Ensino Fundamental.
Nessa parte inicial do trabalho houve algumas dificuldades, considerando que na comunidade rural em que a escola se situa não são todos os alunos que possuem acesso a internet e que dispõem de computador em casa, alguns alunos tiveram dificuldade para efetuar a pesquisa e necessitaram de auxílio para a utilização dos recursos tecnológicos, o auxílio foi oferecido pelas cursistas e pela professora responsável pela sala informatizada, de forma a garantir que todos os educandos efetuassem sua pesquisa e obtivessem as informações necessárias para efetuar a posterior socialização em sala de aula.
Após a realização da pesquisa, todos expuseram suas conclusões, as colocações dos  alunos foram consideradas e complementadas, propiciando a todos o momento de falar sobre as informações obtidas, bem como ouvir o que os colegas pesquisaram e aprenderam, foi um momento de troca de informações muito rico entre a turma.
Depois de bem compreendido, por parte da turma, o conceito de texto instrucional foi efetuada a proposta de confecção de um texto instrucional pela turma, devido à proximidade da páscoa, a proposta levantada foi de que cada dupla pesquisasse e escolhesse uma embalagem para a páscoa que fosse construída com a reutilização de CDs, a partir da imagem da embalagem escolhida os alunos deveriam discutir e concluir quais os materiais e as etapas de utilização das mesmas. Isso para que pudessem elaborar um texto instrucional ensinando a fazê-la.
Nessa parte da atividade houve grandes divergências entre os alunos, cada um queria uma embalagem diferente, devido ao grande número de opções que a internet oferece foi difícil direcionar a turma para a escolha de uma embalagem. Alguns queriam embalagens complicadas de se entender as etapas de produção, que utilizavam materiais que a escola não possui e que os alunos não tinham como adquirir, fatos que dificultariam a produção do texto instrucional e, posteriormente da embalagem.
Superados os entraves da escolha da embalagem, os alunos passaram a analisar a mesma e fazer uma lista dos materiais que eles acreditavam que foram usados na confecção da mesma. Após a confecção da lista dos materiais, cada dupla produziu seu texto instrucional ensinando a fazer a embalagem da forma como os mesmos acreditavam que a mesma foi produzida. Nessa fase da produção dos textos não houve a interferência das cursistas.
Em seguida as duplas foram convidadas a se juntar com outra dupla, de forma a formarem grupos de 4 crianças para que comparassem e analisassem os textos instrucionais produzidos, fazendo os ajustes necessários de forma a terem somente um texto, pois partindo deste texto deveriam confeccionar uma embalagem para fazer o teste a fim de verificar se o texto estava correto e completo, com todos as etapas.
Essa fase da atividade foi muito complicada de se realizar, uma vez que os alunos possuem dificuldade de manejar alguns materiais, contudo todos produziram a embalagem, mas apenas um grupo conseguiu produzi-la semelhante a aquela retratada na imagem escolhida na internet, levando os outros a conclusão de que alguma etapa ou material deveria ser diferente do que os mesmos haviam determinado no momento da produção do texto. Nessa fase de produção e testes houve bastante ajuda por parte das cursistas, a supervisão foi constante uma vez que as crianças possuem na faixa de dez anos e alguns materiais precisam ser manuseados com mais cuidado, como é o caso da cola quente e das tesouras.
Deixou-se a liberdade para as equipes cujas embalagens estavam com algo diferente do que buscávamos, eles poderiam conversar com os colegas para ver onde estava o ‘problema’ e fazer os ajustes necessários, nesse momento percebeu-se que alguns grupos optaram por seguir o texto produzido pelo grupo que havia acertado na confecção das embalagens.
Ajustados todos os textos, foi o momento de confeccionar as embalagens ‘prá valer’ registrando tudo, com fotos e filmagens. O momento foi muito bom, apesar de ser demorado e trabalhoso. Demorado, pois as ferramentas tecnológicas utilizadas, no caso as câmeras fotográficas e filmadoras eram compartilhadas, não tínhamos uma para cada grupo, portanto precisavam ter paciência para esperar os colegas utilizarem, esperar a vez do grupo. Outra atenção necessária foi em relação à correta utilização das ferramentas e os cuidados necessários para que saísse tudo certo.
Com todas as fotos e filmagens efetuadas foi a hora de passar para a confecção da apresentação do texto instrucional, por meio da montagem de um vídeo juntando fotos e filmagens, para tal o auxílio das professoras é constante. Os trabalhos de montagem das apresentações estão sendo efetuados por partes e ainda não foram concluídos.
Podemos concluir que o trabalho foi enriquecedor, colocou os alunos em contato direto com as ferramentas tecnológicas que possuímos a nossa disposição. Inicialmente a curiosidade foi despertada para que os alunos descobrissem por meio da pesquisa o que era um texto instrucional, a busca, a escolha dos conceitos a seleção das informações disponibilizada desenvolveu nos alunos habilidades de uso dos computadores, da internet, bem como a seletividade, pois não poderiam apresentar tudo que encontraram, deviam ler e ver o que era mais importante e adequado para o momento.
Nos momentos de produção do texto e confecção das embalagens o trabalho em equipe foi muito importante, fazendo com que aumentassem as relações de colaboração e respeito entre os colegas. A utilização das fotos e filmagens foi bem proveitosa, desperta o interesse em fazer um trabalho caprichado para poder divulgar para a comunidade depois.
Trabalhos semelhantes ao desenvolvido nessa atividade são extremamente trabalhosos, principalmente os primeiro a serem realizados, contudo, com um bom planejamento, objetivos claros e trabalho em equipe são possíveis de serem realizados, pois contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem.
SEGUE UM DOS VÍDEOS PRODUZIDOS DURANTE O TRABALHO DESENVOLVIDO.





quarta-feira, 25 de março de 2015

Assembleia geral

No dia 24/03/2015, no período noturno, realizou-se uma assembleia geral onde tivemos a presença dos pais, professores, alunos, direção, conselho deliberativo e APP.
A ATP Marta apresentou o PPP, e os pais contribuíram com sugestões. Foram discutidas questões referentes ao processo ensino - aprendizagem e decididas algumas ações impostas para o bom andamento do ano letivo. Na oportunidade efetuou-se a escolha dos representantes dos pais para o conselho deliberativo.



terça-feira, 24 de março de 2015

Conceito de Densidade

Os alunos do 9º Ano, durante as aulas de ciências conheceram o conceito de densidade. Para fortalecer a compreensão foram realizados algumas atividades práticas. Utilizando uma balança de pressão para aferir a massa e provetas graduados para medir o volume, os cálculos de densidade de diferentes objetos puderam ser conhecidos.









quarta-feira, 4 de março de 2015

Palestra com a promotora de Justiça

Na noite da ultima terça-feira (24/02) na EEB Jacob Maran realizou-se uma palestra com a promotora de justiça a Dra. Ana Laura, representante do Ministério Público Estadual de Santa Catarina, na oportunidade estiveram presentes as policiais militares responsáveis pela Patrulha Escolar.
A palestra foi destinada a toda a comunidade escolar, em especial aos pais dos alunos, cujos mesmos receberam convocação para participar. O tema da palestra foi “Direito e deveres das crianças e adolescentes”, a fala da promotora foi relacionada aos direitos que os alunos possuem, salientamos sempre que para podermos usufruir de nossos direitos precisamos cumprir com nossos deveres, lembrou aos pais que os mesmos possuem a obrigação de saber onde seus filhos estão, como se comportam na escola e na sociedade, bem como acompanhar o desempenho escolar dos filhos.
A participação dos pais atingiu as expectativas da equipe pedagógica, a assistente técnica pedagógica Marta Litter afirma que: “Ficamos muito felizes com a iniciativa da promotora em realizar a palestra e com os pais que atenderam ao chamado e se fizeram presentes.”
Os professores que participaram da palestra avaliaram a mesma como positiva e proveitosa. A professora Tatiane Pasquali relata ter gostado do posicionamento da promotora, da participação dos pais, bem como da maneira clara com que a policial militar da Patrulha Escolar abordou a questão dos menores envolvidos em arruaças na comunidade. O educandário planeja para 2015 desenvolver mais atividades que integrem toda a comunidade escolar.
Texto: Profª Idenes Dalmagro






Comunicado

Comunicamos aos senhores pais/responsáveis e alunos que as aulas serão retomada a partir de quarta-feira (04/03).  

segunda-feira, 2 de março de 2015

Comunicado

Comunicamos aos senhores pais /responsáveis pelos alunos que a partir do dia 03/03 as aulas estão suspensas.  A paralisação e ocorre devido a falta de combustível para o abastecimento do transporte escolar bem como a dificuldade na entrega da merenda escolar, pois a empresa responsável pela distribuição dos alimentos não esta conseguindo fazer as entregas. Assim que voltar ao normal as aulas serão retomadas e avisaremos o retorno pelos meios de comunicação local.  Direção/professores