quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Livros de literatura nos transportam para lugares incríveis


LITERATURA INFANTIL

Livros de literatura nos transportam para viagens incríveis, por lugares fantásticos, levam-nos, portanto, a conhecer coisas e pessoas maravilhosas.
O vínculo da Literatura Infantil com a educação é inegável, pois ela propicia uma nova ordenação das experiências existenciais da criança. Conviver ou estar em contato com textos literários forma novos padrões e desenvolve o senso crítico.
No que tange o trabalho com a Literatura Infantil nas salas de aula, conforme Souza,

Com relação à leitura e à literatura infantil, pais e professores devem explorar a função educacional do texto literário: ficção e poesia por meio da seleção e análise de livros infantis; do desenvolvimento do lúdico e do domínio da linguagem; do trabalho com projetos de literatura infantil em sala de aula, utilizando as histórias infantis como caminho para o ensino multidisciplinar (SOUZA, 2003:1).

Cabe aos professores o incentivo ao ato de ler, a seleção de materiais adequados e o trabalho de forma lúdica com a Literatura Infantil em sala de aula. Cabe, ainda, permitir que as crianças olhem, manejem e tenham contato com livros para que adquiram, desde cedo, o gosto pela leitura. Aos alunos já alfabetizados, permitir a leitura por prazer e não única e exclusivamente para cobranças posteriores.
Em relação à importância do professor ler, para as crianças que ainda não o sabem fazer, segundo Knack,

Ler é importante por que: enriquece o imaginário e amplia o vocabulário. É importante ler para as crianças mesmo quando elas ainda não sabem falar direito. Pode parecer estranho, mas assim são colocadas em contato com dimensões das linguagens oral e escritas que não chegariam a elas de outra forma. Mais para frente esse contato será essencial para o seu desenvolvimento (KNACK, 2008: 3).

O termo Literatura independente do adjetivo que lhe for dado é arte. O fato de uma literatura ser infantil não quer dizer que ela seja feita única e exclusivamente para crianças. Literatura Infantil é aquela que corresponde aos anseios do leitor e se identifique com ele. Afinal, a verdadeira Literatura Infantil também agrada aos adultos.
As histórias podem auxiliar na formação do caráter e da consciência crítica das crianças, uma vez que estas sejam ensinadas a ler, analisar, interpretar e tirar suas próprias conclusões, não tomar por verdade tudo que a mídia lhes põe, com ajuda da literatura podemos formar sujeitos ativos e formadores de opinião e não simplesmente pessoas que se deixam levar pelo que ouve sem fazer nenhuma espécie de reflexão e análise.
As histórias ajudam a desenvolver o imaginário, a curiosidade e a encontrar respostas para várias perguntas, também nos faz sentir emoções importantes como a tristeza, a tranquilidade, o rancor, o medo, a insegurança, o pavor, a raiva, a irritação, o bem-estar, a alegria dentre outras. Por meio de uma história, podemos descobrir outros lugares, outros jeitos de ser, de agir e de pensar.


REFERÊNCIAS

KNACK, Kriz. Descobrir o prazer de ler é o primeiro passo para formar bons leitores, de qualquer idade. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/ leitura/  acesso em: 25/11/09.
SOUZA, Renata Junqueira de. A importância da leitura e literatura infantil. Artigo extraído da revista Comunicação e Cultura. Disponível em: www.sinproitajai.org.br/noticias//> Acesso em: 26/04/2010.

Professora Idenes Dalmagro.