segunda-feira, 25 de março de 2013

Páscoa

     Na Páscoa, os cristãos comemoram a morte e a ressurreição de Jesus.

     Os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó passaram mais de quatrocentos anos escravizados no Egito, assim, Deus decidiu libertá-los dessa escravidão. Moisés foi o escolhido por Deus para libertar o povo, sendo, o líder do êxodo.

     Moisés, atendendo ao chamado de Deus, foi ter com Faraó, transmitindo-lhe a mensagem divina: "Deixar ir meu povo para que me sirva". A fim de provar a Faraó a vontade divina, Moisés invocou pragas contra o Egito. As pragas começaram a ser lançadas, mas assim que se cessavam Faraó continuava a pecar, mantendo-se contra a vontade de Deus. Assim, a décima e última praga fora lançada - Deus enviou um anjo destruidor através da terra do Egito a fim de ceifar a vida de todo primogênito.

     Contudo, como os israelitas também habitavam no Egito, o Senhor Deus enviou uma ordem ao seu povo. Cada família deveria tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito, e sacrificá-lo ao entardecer. Assim, o anjo, ao passar por aquela terra, passaria por cima daquelas casas que tivessem o sangue sobre elas - dai o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa "pular além da marca", "passar por cima" ou "poupar". Assim, os israelitas foram protegidos da morte, através do sangue do cordeiro morto. É importante ressaltar que Deus ordenou o sinal de sangue não porque ele não era capaz de identificar seu povo, mas porque queria ensinar a eles sobre a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-os para o advento do "Cordeiro de Deus", que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo.

     Nos tempos do Novo Testamento, os judeus (israelitas) observavam a Páscoa da mesma maneira. Jesus, aos doze anos de idade, foi levado a Jerusalém por seus pais para a celebração da Páscoa (Lc 2.41-50), posteriormente, Jesus participou dessa celebração em Jerusalém a cada ano. A última ceia de que Jesus participou com seus discípulos em Jerusalém, pouco antes da cruz, foi a refeição da Páscoa.

     Para os cristãos, a Páscoa tem o propósito de lembrar a salvação em Cristo e da redenção do pecado e da escravidão a Satanás, pois Jesus foi crucificado na Páscoa, como cordeiro pascoal que liberta do pecado e da morte todos aqueles que nele crêem.

     Para que todos saibam o real significado da Páscoa, na quarta-feira, dia 27 de março os alunos da EEB Jacob Maran irão assistir a peças teatrais referentes ao dia da Páscoa, receberão cestinhas e doces.

                                                          atenciosamente, 
Direção.            





terça-feira, 19 de março de 2013

3ª Gincana Municipal

     A E.E.B Jacob Maran participou na semana de 11 a 16 de março da 3ª Gincana do Município, a qual comemorou os 59 anos de emancipação de Dionísio Cerqueira. Durante a semana os alunos participaram dos jogos e no dia 16 realizaram apresentações culturais. Na escola durante o mês de março os professores realizaram trabalhos em sala de aula referente ao município a maioria deles foram expostos no saguão da escola.
     Nossa escola se classificou em 3º lugar na gincana, recebendo como prêmio um vale compras no valor de R$ 200,00.
     A direção da Escola agradece o empenho de todos os alunos, Professores, equipe da Direção e funcionários. Também tivemos o envolvimento dos pais nesta gincana.

Parabéns e Obrigada à todos.
Diretora Cristina.



terça-feira, 5 de março de 2013

Leitura: Momento de aprendizagem

Ler é uma prática pouco adquirida pelas pessoas, fato esse que não deveria existir, já que a leitura é um passo para o aprendizado e aperfeiçoamento das ideias, contribui também para o raciocínio lógico e rápido. A leitura é um ato que deve se fazer parte da vida de todos nós, assim enriquecendo o nosso vocabulário e o mais importante, nos ensina a se comunicar com mais eficiência, além disso, contribui para aquisição de conhecimentos, desenvolve a capacidade de argumentar, estimula a criatividade, incentiva a reflexão, forma opiniões, estimula a imaginação, e nos leva a um mundo diferente, onde ficamos “frente a frente” com o autor, o que permite esclarecer e mudar nossos pontos de vista, sem falar no desenvolvimento do nosso potencial para as tarefas do dia.


É importante que o momento da leitura seja num lugar calmo e tranquilo, longe de movimentação, barulhos e desencontros, quando ela é realizada com prazer e tranquilidade, o cérebro consegue captar melhor a mensagem do texto e a ideia que ele deseja transmitir. Para se adquirir maiores conhecimentos, o interessante é estar sempre ligado nas atualidades, ler livros, jornais, revistas isso facilitará para um melhor convívio social. Esse hábito inteligente colabora significativamente na formação do individuo.

Interessados nestes e em outros benefícios apresentados pela leitura, nós da Escola de Educação Básica Jacob Maran, procuramos despertar nos alunos e em toda a comunidade escolar o hábito da Leitura, proporcionando semanalmente uma aula para que toda a escola pare as suas atribuições para ler. Isto já vem ocorrendo há alguns anos e proporcionando bons resultados.