sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DIA DA SECRETÁRIA


Lembrado por todos o dia da Secretária não poderia passar em branco,
e, é nessa data que a E.E.B Jacob Maran presta sua homenagem
a pessoas importantes como você,
que com um grande papel fazem parte
da comunidade escolar.
Não podíamos esquecer de quem não nos esquece o ano inteiro,
uma profissional que merece todo respeito
e reconhecimento pelo seu trabalho.
Nossos agradecimentos pela simpatia
e por um trabalho feito com tanta dedicação
que fazem mais rendoso o nosso trabalho.

Parabéns Pelo Seu Dia!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

POESIAS DE CASTRO ALVES

Apresentações de poesias de Castro Alves, trabalho realizado

com a turma da 1ª série.
































Disciplina: Português
Professora Deise Pagno

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

IV FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

No dia 09 de Setembro de 2011, a EEB Jacob Maran participou da IV Feira Regional de Ciências e Tecnologia na cidade de Palma Sola, com exposição
de trabalhos confeccionados por alunos de Ensino Fundamental e
Ensino Médio com o auxílio da Professora de Ciências e Biologia
Professora Leila J. Hubner.































Disciplina: Ciências e Biologia
Professora: Leila J. Hubner

AULAS DE LEITURA



Tem por objetivo promover o interesse e o gosto pela leitura, através da interação de todos os Professores e Alunos. As aulas de leitura são realizadas uma vez por semana conforme Cronograma ao lado.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE - 21 DE SETEMBRO



No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores. Continuar Lendo.

Fonte: Brasil Escola

PROERD

Alunos do 5º Ano Do ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Jacob Maran, estão participando de aulas com o Policial Militar Everaldo do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A Formatura dos alunos já tem data marcada, e acontecerá no dia 23/09/2011.

CONSELHO DE CLASSE



Realizado no último dia 03/09 nas dependências da Escola EEB Jacob Maran,

o Conselho de Classe Participativo referente ao 2º Bimestre,

o qual contou com a presença de todos os Professores e Alunos.



ENTREGA DE BOLETINS



No último dia 10/09 a EEB Jacob Maran juntamente com a equipe de Professores realizou a Entrega de Boletins das 08:30 da manhã às 15:30 da tarde,
onde pais desde a 1ª série do Ensino Fundamental
até a 3ª série do Ensino Médio compareceram à Escola.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E AUTONOMIA

Este artigo é uma proposta de reflexão sobre a prática e a valorização da atual sociedade, onde o professor precisa se adaptar as mudanças sociais. Nesse sentido, serão apresentados sugestões aos educadores e a todos que se interessarem a respeito da educação atual que se transforma a cada dia, devido às novas tecnologias que trouxeram benefícios à sociedade. O enfoque principal se dá em torno da escola e do professor e nesse cenário inovador causado pelos grandes fluxos de informações que a sociedade compartilha dia-a-dia. Para tanto, o objetivo é sugerir aos professores que se incluam neste contexto social. Continuar Lendo


Por: Adriana S pindola de Ataides


Fonte: Brasil Escola



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A INFLUÊNCIA NEGATIVA DA TELEVISÃO PARA AS CRIANÇAS

Bem diziam os Titãs, grupo de rock nacional, quando cantavam que “a televisão me deixou burro demais”. A verdade é que, ao pé da letra dessa música, a televisão coloca-nos dentro de jaulas, como animais. Assim, paralisa o desenvolvimento de pensamentos críticos e avaliativos que se desenvolvem em outras formas de diversão, além de influenciar crianças e adolescentes com cenas de violência, maldade, psicopatia e sexo explícito a todo o momento e sem qualquer responsabilidade.


Jogam para dentro de nossas casas, todos os dias, centenas de cenas que se passam dentro de escolas, como no programa global malhação, onde jovens dão um show de psicopatias, criando formas maquiavélicas de prejudicar seus colegas de turma, seja por inveja, ciúmes ou porque tem mesmo má índole.
Já as crianças pequenas, ao se levantarem da cama ligam direto seus aparelhos para passarem horas assistindo aqueles programinhas tolos, com apresentadores infantis ou alguns adultos que já deveriam ter saído do ramo. Em alguns momentos chegam a colocar seus apresentadores para saborearem guloseimas, a fim de propagar o produto, mas desrespeitando a criança, esquecendo que a maioria da população que está como telespectador não possui meios econômicos para consumir o produto. Além disso, sem contar com as novelas reprisadas no horário da tarde, ou mesmo as noturnas, que sabemos que grande parte das crianças tem acesso, trazendo cenas pesadas de violência e sexo. Não podemos nos esquecer dos telejornais, que também ocupam grande parte de nosso tempo com cenas de morte, tragédias e violência.


Cena de televisão que fere a criança, assustando-a

Enquanto pais e educadores devemos direcionar mais aquilo que entra em nossos lares através dos canais televisivos e que nossos filhos assistem mesmo sem grande interesse, não assistindo a esses programas como forma de protesto aos mesmos, mudando de canal, fazendo com que as emissoras percam grande parte de sua audiência. Afinal, crianças e jovens que crescem participando desse mundo de promiscuidade e agressividade tendem a seguir tais caminhos, no futuro, por achar que são atitudes comuns.
Não adianta somente jogar a culpa naqueles que são os donos de tais programações que, afinal de contas estão ganhando o seu sustento, nem reclamar porque não existe mais a censura, mas sim usar nossa autoridade enquanto pais e criar dentro de casa nossa própria censura, mostrando aos nossos filhos o que vai de encontro ou não com os valores que acreditamos fazerem parte de nossa educação.
Por: Jussara de Barros

Fonte: Brasil Escola

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NÃO ADIANTA RECLAMAR, A VIDA É ASSIM

  1. A probabilidade que você se suje comendo é diretamente proporcional à necessidade que você tenha de estar limpo.

  2. Quando você estiver com apenas uma mão livre para abrir a porta, a chave estará no bolso oposto.

  3. Quando tuas mãos estiverem sujas de graxa, vai começar a te coçar no mínimo o nariz.

  4. Não importa por que lado seja aberta a caixa de um medicamento. A bula sempre vai atrapalhar.

  5. Quando você acha que as coisas parecem que melhoraram é porque algo te passou desapercebido.

  6. Sempre que as coisas parecem fáceis, é porque não entendemos todas as instruções.

  7. Se você mantém a calma, quando todos perderam a cabeça, é porque você não captou o problema.

  8. Os problemas não se criam, nem se resolvem, só se transformam.

  9. Você vai chegar ao telefone exatamente a tempo de ouvir quando desligam.

  10. Sempre que você vai se conectar a Internet, recebe a chamada que estava esperando.

  11. Se só existirem dois programas que valham a pena assistir, os dois passarão na mesma hora.

  12. O seguro cobre tudo, menos o que aconteceu.

  13. A velocidade do vento é diretamente proporcional ao preço do penteado.

  14. Quando, depois de anos sem usar, você decide arquivar alguma coisa, vai precisar dela na semana seguinte.

  15. Sempre que você chegar pontualmente a um encontro não haverá ninguém lá para comprovar, e se ao contrário você se atrasar, todo mundo vai ter chegado antes de você.

  16. O mundo é feito pelo esforço dos inteligentes, mas são os imbecis que o desfrutam.

Fonte: Você deve saber


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COMUNICADO - ENTREGA DE BOLETINS

Comunicamos os Senhores Pais e responsáveis que neste sábado, dia 10/09/2011, faremos a entrega de boletins da 1ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. A entrega será feita das 08:30 da manhã até as 15:30 da tarde. O boletim só será entregue aos pais/responsáveis, os alunos poderão vir junto para retirar. Não haverá transporte, por isso todos devem se organizar da melhor forma.Desde já agradecemos a presença de todos.


Direção e Professores

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO - 08/09


O dia mundial da alfabetização é comemorado em 8 de setembro.

A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.

A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.

O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento. Isso faz com que governantes procurem favorecer suas estatísticas, criando projetos que melhorem essas taxas, mas não garantem o aprendizado, como a educação por ciclos, onde os alunos não podem repetir o ano, sendo aprovados para as séries seguintes, mesmo apresentando grandes deficiências.

Os métodos mais utilizados no processo de alfabetização normalmente levam os nomes de seus precursores. Jean Piaget, Montessori, e Paulo Freire são exemplos disso.

A comemoração da data no Brasil acontece desde 1930, no dia 14 de novembro, data da fundação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Foi uma importante conquista do governo de Getúlio Vargas, que havia acabado de tomar posse.

A criação do ministério visava promover o ensino primário e combater o analfabetismo no país.

Em 2000, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou o censo sobre educação, concluindo que o índice de analfabetismo no país atinge cerca de 13% da população do Brasil com mais de dez anos de idade; a população de analfabetos absolutos de nosso país ultrapassa o número de 16 milhões. Além desses índices, existem as pessoas com mais de quinze anos que não permaneceram por quatro anos nas escolas, consideradas analfabetas funcionais – leem, mas não interpretam, numa margem de trinta milhões de brasileiros.

As grandes incidências de analfabetismo em um país o deixa mais propenso a aceitar as imposições dos governantes, assim como dos meios de comunicação de massa, pois essa parte da população torna-se despreparada para compreender os problemas sociais e lutar por seus direitos enquanto cidadãos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: Brasil Escola

A Independência do Brasil



A independência do Brasil, enquanto processo histórico, desenhou-se muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga. De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência.

A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo. Continue Lendo.

Fonte: Brasil Escola

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CADA CULTURA COM SEUS COSTUMES

Promulgada no dia 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639 torna obrigatório o ensino da história e cultura africana nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei é de extrema importância para estimular crianças e jovens a conhecer a matriz africana de nossa cultura, história e sociedade, pois trabalha a questão étnico-racial com o objetivo de combater o racismo e a discriminação sobre os negros.

Esta temática está incluída no PPP de nossa escola, e os professores de História, Língua Portuguesa e Artes, adequaram seus planejamentos a essa lei e estão desenvolvendo projetos envolvendo a temática ERER.


Um dos projetos desenvolvidos foi o
CADA CULTURA COM SEUS COSTUMES onde as professoras de Língua Portuguesa e Arte, procuraram ressaltar valores e respeito mediante as diferentes culturas.

Neste dia, 16 de Agosto, os alunos das 6ª séries 1 e 2, socializaram o que aprenderam com os demais colegas da escola, através da apresentação dos seguintes teatros temáticos :


6º SÉRIE 01

- Afro descendente sim;

- O seu preconceito;

- Ônibus rumo ao pré-conceito;

- Pra que tanto pré-conceito meu amigo?




6º SÉRIE 02

- Pra que Discriminar?

- Preconceito na escola não dá;

- Aprendendo a não ter preconceito;

- Não tenha preconceito.



Também foi apresentado algumas paródias desenvolvias pelos próprios alunos.























quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dia do Profissional de Educação Física

Atividades esportivas e o Discóbolo – símbolo dos esportes

As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade.

Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.

A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.

A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de educação física organizavam brincadeiras para divertir a garotada, entregando-lhes várias guloseimas e doces.

Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco; o que comprova que os esportes existiam desde os tempos mais antigos.

No Brasil, historicamente falando, consideram que desde o período da colonização a educação física era praticada em nossas terras.

Os índios corriam atrás de suas caças, nadavam, atiravam arco e flecha e dançavam, jogavam peteca, lutavam entre si e brincavam de corrida dos troncos. Já os negros africanos, que vieram como escravos para o Brasil, dançavam a capoeira e faziam as lutas corporais, aprendidas através da observação dos animais em seu país de origem.

Mas somente em 1851, através da lei nº 630, que a ginástica foi incluída nos currículos das escolas primárias e secundárias, onde eram praticadas quatro vezes por semana.

Na década de oitenta, após o período da ditadura militar, a prática de esportes passou a ser vista de forma mais ampla, formando-se os primeiros grupos profissionais. Para isso, eram necessárias empresas que patrocinassem os atletas e a manutenção dos times e equipes. Foram os primeiros passos para iniciar as formações esportivas de qualidade no país, de onde colhemos os frutos plantados por longos anos, obtendo grandes conquistas para o país em campeonatos mundiais.

O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação.

Hoje trabalham como “personal trainers”, desenvolvem programas de emagrecimento para crianças e adultos, organizam trabalhos de acréscimo muscular, que são muito valorizados em razão da população cultuar o aspecto físico, estar mais vaidosa, buscando um corpo belo, cheio de formas e músculos aparentes.

Os professores de educação física são responsáveis por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientam a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrige a postura durante a realização dos exercícios, confere os batimentos cardíacos dos atletas, verifica a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.

O melhor para esses profissionais é trabalhar com o aspecto lúdico, ajudando as pessoas a liberarem suas tensões e se tornarem mais felizes.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: Brasil Escola